Questões Concurso Prefeitura de Lapa - PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Lapa - PR

Sobre a Psicopedagogia, analisar os itens.

I. Tem como objetivo compreender todo o processo que envolve a aprendizagem, perpassando pelo ensino, bem como todas as dificuldades envolvidas nesse complexo processo.
II. Busca tratar os problemas de aprendizagem do sujeito, fazendo com que ele volte a aprender e que consiga ter vontade e desejo de aprender.
III. Tem princípios que a norteiam, como o princípio da prevenção, do desenvolvimento e da ação social.

Está CORRETO o que se afirma:

Como os alunos são diferentes, convém propor-lhes situações de aprendizagem diferentes, não só às vezes, mas sempre que for pertinente. O percurso de formação é a sequência das situações de formação que uma pessoa atravessa e vive. Embora essas situações sejam diferentes, pelo menos em parte, os percursos serão individualizados de fato. Sua individualização é, então, apenas a resultante de escolhas sucessivas que concernem a situações, atividades, tarefas e, portanto, à designação dos alunos a dispositivos e a grupos de trabalho diferentes. Colaborando com os percursos de formação diferenciados, o psicopedagogo atuante na educação formal tem diversas funções, como:

I. Conhecer, avaliar e gerar diagnósticos dos processos de aprendizagem dos alunos.
II. Auxiliar o professor a planejar as aulas e os recursos, levando em consideração as diferentes formas de aprendizado.
III. Ser agente essencial na resolução dos problemas, indicando para a concretização efetiva do aprendizado de todos os alunos.
IV. Substituir o professor em suas competências e tarefas da escola, por conhecer os meios de aprendizagem dos alunos.

Está CORRETO o que se afirma:

Em conformidade com Perrenoud, com relação aos ciclos de aprendizagem, a história do ensino mostra que as sociedades escolarizadas criaram a noção de grau, mas a maioria dos contemporâneos a ignora e dificilmente imagina que se possa construir um sistema escolar sobre outras bases, pelo menos em larga escala. Mesmo que, em pequena escala, algumas escolas alternativas ou experimentais tenham se libertado dessa servidão, a noção de grau permanece a única compartilhada em escala pelo sistema educativo em seu conjunto, a única que parece evidente, a própria expressão do bom senso. Por essa razão, a introdução dos ciclos de aprendizagem, em geral, leva:

I. Na pior das hipóteses, a reinventar, de modo oculto ou informal, classes por graus, assim como se reconstituíram habilitações clandestinas nos colégios únicos.
II. Às vezes, a encontrar um equivalente das classes rurais de graus múltiplos, que faziam coexistir, no seio do mesmo grupo, alunos que seguem programas anuais distintos, o que permitia progressões suaves ou apenas para certas disciplinas, e permitia, portanto, trabalhar com alunos em transição entre dois graus, o que não é absolutamente negligenciável.
III. Na melhor das hipóteses, a trabalhar com grupos multiidade no seio dos quais operam-se diversos reagrupamentos de alunos, em função de um nível, de necessidades semelhantes, de projetos comuns ou, ainda, de outros critérios.

Está CORRETO o que se afirma:

A importância de promover espaços para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ambiente escolar ganhou maior evidência no meio educacional brasileiro quando o tema foi contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobre os principais objetivos da aprendizagem socioemocional no contexto escolar, analisar os itens.

I. Desenvolver nas pessoas a capacidade de manejar suas emoções, construir e manter relações saudáveis nos âmbitos pessoais e profissionais.
II. Lidar com situações complexas e conflituosas de forma equilibrada e preocupar-se com as necessidades de outros de forma empática e altruísta.
III. Fornecer resultados objetivos focados no progresso individual dos estudantes e na mensuração dos resultados educacionais.
IV. Priorizar atividades educacionais tecnológicas e garantir eficiência e produtividade no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, resultando em uma conduta altruísta.

Está CORRETO o que se afirma:

Em conformidade com a Resolução CNE/CEB nº 7/2010, sobre o ensino fundamental, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É um direito público subjetivo de cada um e dever do estado e da família na sua oferta a todos.
( ) Deve comprometer-se com uma educação com qualidade social, igualmente entendida como direito humano.
( ) A duração de nove anos abrange a população na faixa etária dos seis aos quatorze anos de idade, porém, não se aplica àqueles que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis