Questões Concurso Prefeitura de João Alfredo - PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de João Alfredo - PE

#Questão 1117669 - Pedagogia, Legislação da Educação, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor de Educação Infantil e Fundamental - Anos Iniciais

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as medidas socioeducativas aplicáveis ao adolescente infrator possuem caráter pedagógico e devem respeitar seus direitos fundamentais. Nesse contexto, a aplicação dessas medidas envolve a:

#Questão 1117670 - Matemática, Aritmética e Problemas, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor de Educação Especial e/ou Inclusiva - Intérprete de Libras

Carlos, Ricardo e André juntos tem uma quantia de R$ 720,00. Ricardo tem o dobro da quantia de Carlos, e André tem o triplo da quantia de Ricardo.
Qual a quantia em R$ de André?

Leia o texto a seguir para responder a questão.


Um amigo meu, médico, assegurou-me que desde o berço a criança sente o ambiente, a criança quer: nela o ser humano, no berço mesmo, já começou.

Tenho certeza de que no berço a minha primeira vontade foi a de pertencer. Por motivos que aqui não importam, eu de algum modo devia estar sentindo que não pertencia a nada e a ninguém. Nasci de graça.

Se no berço experimentei esta fome humana, ela continua a me acompanhar pela vida afora, como se fosse um destino. A ponto de meu coração se contrair de inveja e desejo quando vejo uma freira: ela pertence a Deus.

Exatamente porque é tão forte em mim a fome de me dar a algo ou a alguém, é que me tornei bastante arisca: tenho medo de revelar de quanto preciso e de como sou pobre. Sou, sim. Muito pobre. Só tenho um corpo e uma alma. E preciso de mais do que isso.

Com o tempo, sobretudo os últimos anos, perdi o jeito de ser gente. Não sei mais como se é. E uma espécie toda nova de "solidão de não pertencer" começou a me invadir como heras num muro.

Se meu desejo mais antigo é o de pertencer, por que então nunca fiz parte de clubes ou de associações? Porque não é isso que eu chamo de pertencer. O que eu queria, e não posso, é por exemplo que tudo o que me viesse de bom de dentro de mim eu pudesse dar àquilo que eu pertenço. Mesmo minhas alegrias, como são solitárias às vezes. E uma alegria solitária pode se tornar patética.

É como ficar com um presente todo embrulhado em papel enfeitado de presente nas mãos - e não ter a quem dizer: tome, é seu, abra-o! Não querendo me ver em situações patéticas e, por uma espécie de contenção, evitando o tom de tragédia, raramente embrulho com papel de presente os meus sentimentos.

Pertencer não vem apenas de ser fraca e precisar unir-se a algo ou a alguém mais forte. Muitas vezes a vontade intensa de pertencer vem em mim de minha própria força - eu quero pertencer para que minha força não seja inútil e fortifique uma pessoa ou uma coisa.

Quase consigo me visualizar no berço, quase consigo reproduzir em mim a vaga e no entanto premente sensação de precisar pertencer. Por motivos que nem minha mãe nem meu pai podiam controlar, eu nasci e fiquei apenas: nascida.

A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver.

(Pertencer, Clarice Lispector)
No texto, a autora fala sentir inveja de uma freira. Por quê?

Uma instituição de ensino passa por uma revisão em seus diferentes planos educativos: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. Alguns professores alegam que a sobreposição dessas instâncias gera confusão e reprodução de informações, defendendo a elaboração de um documento único. De acordo com a Didática, o plano:

A compreensão dos processos de aprendizagem humana é essencial para a atuação pedagógica. Considerando as contribuições de Piaget, Vygotsky e Ausubel para o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:

I. Segundo Piaget, a aprendizagem ocorre como resultado da interação entre o sujeito e o meio, sendo regulada pelos mecanismos de assimilação e acomodação, os quais estruturam progressivamente o desenvolvimento cognitivo.
II. Vygotsky argumenta que a mediação simbólica e a interação social são fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, destacando a Zona de Desenvolvimento Proximal como espaço de potencialização do aprendizado.
III. Ausubel defende que a aprendizagem significativa ocorre quando novos conhecimentos são integrados de maneira substantiva e não arbitrária às estruturas cognitivas preexistentes, destacando o papel central dos organizadores prévios.
IV. No modelo de Vygotsky, a internalização das funções mentais superiores ocorre de forma isolada, onde o aluno desenvolve a autonomia e a potencialização do aprendizado sem necessidade um mediador social.
V. Para Piaget, a construção do conhecimento independe da maturação biológica e pode ser acelerada por meio de intervenções pedagógicas diretas, destacando a Zona de Desenvolvimento Proximal, que ultrapassa a necessidade sequencial dos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Está CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis