Questões Concurso Prefeitura de Itumbiara - GO

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Conforme a Constituição Federal de 1988, aplica-se a seguinte disposição ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo:

De acordo com a Constituição Federal de 1988, concederse-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes

Leia o texto a seguir.


Fragmento a unidade e falo do mapa de Goiás, fazendo a chamada das localidades principais. não as de maior número de habitantes e produção, mas as que trazem no nome a poesia do sertão.


Chamo os municípios, os distritos e os povoados (os arraiais, os patrimônios, as bibocas do mato) e lhes corto de improviso alguma força e referência para que tenham peso próprio na pronúncia e na lenda.


Tento perdoar aos políticos o mau gosto dos sufixos com que familiarmente formam topônimos ridículos, em -ânia, em -ândia e em -alópolis, apesar do evocatório que envolve os nomes de Goiânia, Hidrolândia e Pirenópolis.


É bom ouvir no termo o prefixo da pedra-lascada acendendo no silêncio a pederneira das palavras: Itaberaí, Itacajá, Itaguaru, Itarumã, Itá, Itaguatins, Itumbiara, Itapirapuã. E também Itapaci, Itapuranga, Itauçu, Itaúna, Itapiratins, Itaguari e Itaguaçu.


TELES, G. M. Localidade. In: TELES, G. M. Hora aberta. 4ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003, p. 370. [Adaptado].


Utilizando os nomes das cidades goianas, de que forma o poema valoriza a identidade regional?

Leia o Texto 1 para responder à questão.


Texto 1


Eu não queria estar na pele dos narradores de futebol. A vida lhes ficou difícil. Além da dificuldade de identificar os jogadores pelo número na camisa (que passou de 1 a 11 para de 1 a 99), posição em campo (todos hoje jogam em todas) e estilo de cabelo (abundam os cabelos descorados), há os nomes. Temse a impressão de que, nos anos 2000, os pais brasileiros elegeram certos nomes com os quais registrar seus filhos e correram em massa para os cartórios. É só consultar o atual plantel profissional dos principais times, divulgado por eles. Tome Mateus (ou Matteus, Matheus, Matteo ou Mateuzinho). Botafogo, Corinthians, Fluminense, Vasco, Palmeiras, Santos e São Paulo, todos têm um. O Flamengo e o Cruzeiro têm dois. Ou, então, Lucas (ou Luccas ou Lucca). Atlético Mineiro, Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo têm o seu. O Cruzeiro e o Internacional, dois, e o Fluminense, pode crer, cinco. Cinco Lucas! E Wallace? Há pelo menos um no Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e Vasco. E o que dizer de Alan (ou Allan)? Botafogo, Corinthians, Flamengo e Internacional têm um e o Atlético Mineiro, dois — todos eles Álans, não mais Alãs.


Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2025/03/bola-com-kaue-ou-sera-kaua.shtml>.Acesso em: 6 mar. 2025.

O segmento “narradores de futebol”, na frase do texto, é retomado na frase seguinte por meio de um pronome 

Leia o texto a seguir.


“Muitos influenciadores acham os briefings burocráticos, engessados e os prazos curtos, o que dificulta a entrega do conteúdo conforme a estratégia da marca. Mas o que muitos não percebem é que as campanhas publicitárias têm uma estratégia por trás, que envolve não só o influenciador, mas uma série de outros fatores, como cronogramas, equipe de social media e preocupações com estoque e distribuição de produtos. Quando o influenciador não cumpre o prazo ou o briefing, isso pode gerar grandes problemas para a marca”, pontua a jornalista.


Disponível em: https://oglobo.globo.com/ela/noticia/2025/01/24/planilha-polemica-com-avaliacoes-sobre-influenciadores-repercute-na-web-e-especialista-chama-a-atencao-desrespeito-aos-contratos-de-sigilo.ghtml>.Acesso em: 24 jan. 2024.


O uso da palavra “briefing” no contexto digital expressa

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