Questões Concurso Prefeitura de Flores - PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Flores - PE

#Questão 1127015 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor Ensino Fundamental II Educação Física

Leia o texto a seguir para responder a questão.


 Carnaval de Pernambuco: o melhor do planeta


    O carnaval é conhecido mundialmente como uma festa popular, democrática e alegre, durante a qual o povo afasta sua timidez e seus medos, libertando suas fantasias e desejos. Em Pernambuco, essa festa começa logo após a virada de ano, prolongando-se, inclusive, após a quartafeira de cinzas, dia proclamado nacionalmente para o encerramento da folia de momo.

    Na idade antiga, o carnaval era bastante festejado em Roma, durante sete dias do mês de dezembro, período em que as restrições morais eram relaxadas e os prazeres eram incessantemente buscados. Na idade média, as festas de carnaval eram brincadas de acordo com os costumes de cada cidade. Já na idade moderna, os bailes de fantasias e de máscaras e os desfiles em carros alegóricos tomaram conta de várias cidades, proclamando, especialmente, Paris como modelo carnavalesco do mundo. Na contemporaneidade, os destaques cabem principalmente ao Brasil, onde estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, com seus tradicionais desfiles de escolas de samba, a Bahia, com os desfiles de bandas em trios elétricos e, em especial, Pernambuco, com seu carnaval multicultural, contagiam milhares de pessoas que visitam esses locais no período momesco.

    Por falar em Pernambuco, o carnaval não é apenas intensificado na capital e região metropolitana. A folia se ramifica por cidades como Bezerros, onde se encontra o tradicional Papangú, Nazaré da Mata, com o Maracatu de Baque Solto, Pesqueira, com os Caiporas e Caretas, Triunfo e outras cidades interioranas, com seus blocos de rua.

    Todavia, é em cidades como Recife e Olinda, que o carnaval de Pernambuco reproduz toda a cultura encontrada no estado. Em Recife, principalmente no Galo da Madrugada, que sai no sábado de Zé Pereira, e no Recife Antigo, que recebe vários blocos, troças e maracatus, as pessoas se fantasiam e carregam a multiculturalidade pernambucana, esbanjando alegria e sensualidade. Em Olinda, os bonecos gigantes ditam o ritmo da festa. Lá, o Homem da Meia Noite, fundado em 1932, é quem dá início à folia, as zero hora do sábado. Daí por diante, o que se vê é uma avalanche de blocos e troças, entre eles Pitombeira dos Quatro Cantos e Elefante de Olinda, que movimentam os carnavalescos até o fim da folia, quando o Bacalhau do Batata e o Bicho Maluco Beleza encerram os festejos da cidade.

    É pela alegria do povo de Pernambuco e dos inúmeros turistas que chegam ao estado, é pela criatividade das fantasias esbanjadas pelos foliões nos blocos e troças, bem como nos bailes promovidos pelas prefeituras municipais, é pelas inúmeras manifestações culturais espalhadas pelo estado, é, por fim, pela perfeita cobertura feita pela impressa falada e escrita, que divulga a mais importante festa do Estado, que o carnaval de Pernambuco é reconhecido, tradicionalmente, como o melhor carnaval do planeta.


 (PACÍFICO, André Fabiano. Coletânea da Academia Camarajibense de Letras. Olinda: Babbeco, 2011)

De acordo com o texto, o Carnaval pernambucano acontece:

#Questão 1127093 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais 1° ao 5° Ano

Leia a situação hipotética abaixo.


Uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental está planejando uma sequência didática sobre unidades de medida de comprimento e volume. Ela decide propor um projeto interdisciplinar envolvendo a construção de uma maquete de uma praça, com as dimensões baseadas em escala. Diante desse contexto, considerando as orientações dos PCN’s de Matemática, a estratégia CORRETA é: 

#Questão 1127095 - Pedagogia, Educação Infantil, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais 1° ao 5° Ano

 Leia a situação hipotética abaixo.


João, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, demonstra dificuldades em reconhecer algumas letras isoladas, e não consegue identificar rimas ou sons iniciais das palavras, apresenta segmentação silábica, e não distingui fonemas específicos.

Nesse contexto, considerando os estudos sobre consciência fonológica, assinale a alternativa que apresenta atividades eficazes para desenvolver a consciência fonológica de João

#Questão 1127096 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais 1° ao 5° Ano

Leia a situação hipotética abaixo.


Joana, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, observa que seus alunos apresentam diferentes níveis de maturidade cognitiva. Alguns são capazes de resolver problemas matemáticos abstratos, enquanto outros dependem do uso de materiais concretos para compreender os mesmos conceitos. Nesse contexto, baseado nos fundamentos da Teoria de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, é CORRETO

#Questão 1127097 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais 1° ao 5° Ano

Observe a imagem e leia a situação hipotética abaixo.


https://www.facebook.com/photo/?fbid=1783215205445


João, uma criança de 7 anos, já domina a adição de números pequenos e consegue resolver problemas como "2 + 3" e "4 + 5" sem ajuda. Agora, ela está começando a explorar a multiplicação. Durante uma aula, o professor introduz o conceito de multiplicação como "adição repetida" e utiliza blocos coloridos para demonstrar como "3 x 4" significa "3 grupos de 4 blocos". No início, João observa o professor organizar os blocos e resolver os problemas. Em seguida, com a orientação do professor, ele tenta replicar o processo sozinho. Por fim, João é incentivado a resolver problemas de multiplicação simples sem ajuda, aplicando o que aprendeu.


Nesse contexto ee considerando a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), podemos inferir que:

I. A ZDP é aplicada quando o professor auxilia João a entender que a multiplicação é uma forma de somar repetidamente, utilizando materiais concretos como blocos para demonstrar o conceito antes de ela tentar sozinha.

II. No contexto da ZDP, o professor incentiva João a resolver problemas de multiplicação simples, introduzindo gradualmente desafios mais complexos que ele consegue resolver com o auxílio de intervenções estratégicas.

III. A ZDP propõe que João só aprenderá multiplicação quando estiver completamente independente em resolver problemas de adição, pois as habilidades devem ser adquiridas de forma linear.

IV. Segundo a ZDP, João só deve trabalhar com problemas que já domina completamente, pois o aprendizado ocorre apenas dentro do seu nível de desenvolvimento real.

V. No modelo da ZDP, a mediação do professor não é necessária, já que João pode aprender multiplicação espontaneamente ao observar o uso prático do conceito no seu dia a dia.

Está CORRETO o que se afirma em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis