Questões Concurso Prefeitura de Flores - PE

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Flores - PE

#Questão 1127128 - Pedagogia, Legislação da Educação, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor - Sala de Recursos AEE (Atendimento Educacional Especializado)

De acordo com o Decreto nº 7.611/2011, o Atendimento Educacional Especializado tem como objetivo garantir a transversalidade das ações da Educação Especial no ensino regular; o que significa:

#Questão 1127129 - Pedagogia, Legislação da Educação, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor - Sala de Recursos AEE (Atendimento Educacional Especializado)

Considerando os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é CORRETO afirmar que, a relação as adaptações curriculares envolvem a: 

#Questão 1127130 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor - Sala de Recursos AEE (Atendimento Educacional Especializado)

Leia o fragmento de texto abaixo.


Mariana é mãe de João, um aluno surdo de 9 anos matriculado no ensino regular. Mariana participa ativamente das reuniões escolares, mas demonstra dificuldade em compreender o papel da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no desenvolvimento linguístico e social do filho. Nesse contexto, para promover o desenvolvimento integral de João e fortalecer a relação entre escola e família, é necessário:

#Questão 1127131 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor - Sala de Recursos AEE (Atendimento Educacional Especializado)

 A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na sala de aula regular exige práticas pedagógicas que respeitem suas especificidades. Considerando esse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I. A organização do ambiente escolar deve priorizar a previsibilidade e o uso de recursos visuais, como cronogramas e sinalizações, para facilitar a compreensão e a participação do aluno nas atividades.

II. A socialização do aluno com pode ser promovida de maneira eficiente ao integrá-lo em atividades grupais sem adaptações, favorecendo uma interação espontânea com seus colegas.

III. O planejamento pedagógico deve incluir estratégias individualizadas que contemplem os interesses específicos do aluno, utilizando-os como ponto de partida para ampliar seu repertório acadêmico e social.

IV. O estímulo à autonomia do aluno deve ser realizado gradualmente por meio de atividades desafiadoras e mudanças frequentes no formato das tarefas, para desenvolver sua capacidade de adaptação.

Está CORRETO o que se afirma em: 

#Questão 1127132 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor - Sala de Recursos AEE (Atendimento Educacional Especializado)

Leia o fragmento de texto abaixo.


Ainda que os estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento apresentem envolvimento nas tarefas escolares, podem apresentar manifestações como: “pouco compartilhamento social e/ou interesse restrito; pautas estereotipadas, repetitivas e/ou pouco contextualizadas; pouco interesse em atender a solicitações em sala de aula, embora aptos a fazê-lo, entre outras” (BELISÁRIO FILHO; CUNHA, 2010, p. 36)


Diante desse contexto, o professor da sala de recursos multifuncionais deve propor práticas pedagógicas que contemplam: 

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