Questões Concurso POLICLÍNICA/BA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso POLICLÍNICA/BA

Um paciente do sexo masculino, 50 anos, caucasiano, vem com quadro de diarréia crônica aquosa há seis meses, associada a dor abdominal, perda ponderal e artralgia. A tomografia computadorizada do abdome, endoscopia digestiva alta e colonoscopia foram normais. A biopsia da segunda porção do duodeno evidenciou presença de material PAS (ácido periódico-de Schiff) positivo e atrofia vilosa.

Diante desse quadro, a principal hipótese diagnóstica é

Sobre a esofagite péptica, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As erosões, as úlceras, a estenose péptica e o esôfago de Barrett são consideradas consequências do refluxo gastroesofágico.

( ) A idade e a presença ou não de manifestações de alarme (disfagia, odinofagia, anemia, hemorragia digestiva, emagrecimento), devem ser consideradas na abordagem inicial do paciente.

( ) A ausência de sintomas típicos não exclui o diagnóstico de doença de refluxo gastroesofágico (DRGE). Inúmeras outras manifestações relacionadas ao refluxo gastroesofágico têm sido descritas e são consideradas como atípicas.

( ) As principais manifestações clínicas típicas da doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) são pirose (referida por muitos pacientes como azia, que pode ser considerada sinônima) e regurgitação ácida.

( ) A pesquisa e a erradicação do H. Pylori é indicada nos paciente com esofagite de refluxo e gastrite predominantemente do corpo associada. Esta conduta melhora os sintomas da esofagite e reduz a incidência de esôfago de Barrett.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

#Questão 608106 - Medicina, Endoscopia, CEFETBAHIA, 2017, POLICLÍNICA/BA, Médico Endoscopia Digestiva

Paciente com 32 anos, com dor abdominal e vômitos, teve diagnóstico de pancreatite aguda. Evoluiu com manutenção da dor abdominal. A ultrassonografia e a tomografia revelaram pseudocisto pancreático, medindo 10 x 8cm, sem sinais de colelitíase. Após quatro semanas, apresenta febre, leucocitose, aumento do tamanho do pseudocisto para 14 x 12cm e exibindo imagem sugestiva de conteúdo heterogêneo à tomografia.

Diante desse quadro clínico, a conduta terapêutica recomendada é Antibioticoterapia e __________________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

#Questão 608107 - Medicina, Endoscopia, CEFETBAHIA, 2017, POLICLÍNICA/BA, Médico Endoscopia Digestiva

Paciente com 60 anos, submetido à endoscopia digestiva alta que revelou lesão elevada séssil em antro, medindo cerca de 3cm, superfície com mucosa normal, sinal da tenda positivo e consistência aumentada. Indicada ecoendoscopia para esclarecimento diagnóstico. O exame revelou lesão hipoecóica, homogênea, ovalada e com doppler negativo. Realizou punção aspirativa com agulhaPAAF e o resultado mostrou ser GIST.

A _____________________________ é a mais provável camada da parede gástrica onde foi encontrada essa lesão na ecoendoscopia.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

#Questão 608113 - Medicina, Endoscopia, CEFETBAHIA, 2017, POLICLÍNICA/BA, Médico Endoscopia Digestiva

A ampola de Vater, ou papila maior, está localizada _______________________ região do duodeno.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis