Sobre a esofagite péptica, analise as assertivas e ident...

Sobre a esofagite péptica, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As erosões, as úlceras, a estenose péptica e o esôfago de Barrett são consideradas consequências do refluxo gastroesofágico.

( ) A idade e a presença ou não de manifestações de alarme (disfagia, odinofagia, anemia, hemorragia digestiva, emagrecimento), devem ser consideradas na abordagem inicial do paciente.

( ) A ausência de sintomas típicos não exclui o diagnóstico de doença de refluxo gastroesofágico (DRGE). Inúmeras outras manifestações relacionadas ao refluxo gastroesofágico têm sido descritas e são consideradas como atípicas.

( ) As principais manifestações clínicas típicas da doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) são pirose (referida por muitos pacientes como azia, que pode ser considerada sinônima) e regurgitação ácida.

( ) A pesquisa e a erradicação do H. Pylori é indicada nos paciente com esofagite de refluxo e gastrite predominantemente do corpo associada. Esta conduta melhora os sintomas da esofagite e reduz a incidência de esôfago de Barrett.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. V F V F V
  • B. V V V V F
  • C. V V F F V
  • D. F F F V F
  • E. F V V V F
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Com base na descrição do bonde nas ruas, como o autor contrapõe o atraso e a modernização da cidade?

Resolva a questão aqui ›


A figura acima apresenta uma proposta de organização e automatização de mudanças em bases de dados, na qual são empregados elementos como ambiente de produção, base de dados build ou réplica etc. A proposta também sugere a execução de atividades, seqüenciadas de #1 a #10. Com base nas informações apresentadas e nos conceitos de administração de bancos de dados e gerência de qualidade de projetos de TI, julgue os itens a seguir.

o uso de checklists está mais associado a atividades de verificação que a atividades de validação.

Resolva a questão aqui ›


Uma das determinações clássicas da volumetria é a determinação da dureza da água. Esta é geralmente devida à presença de sais de cálcio e magnésio dissolvidos e pode ser determinada por titulação complexométrica com o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). Com relação a essa determinação, às titulações que utilizam EDTA e à volumetria de forma geral, considerando que a sigla EGTA refere-se ao ácido etilenoglicol-bis(2- aminoetiléter)-N,N,N',N'-tetracético, julgue os itens a seguir.

Como titulante, o EDTA apresenta as seguintes vantagens: possui uma ação complexante poderosa; é um ligante monodentado; forma anéis de seis membros, em que não há tensão por quelação; proporciona grande disponibilidade comercial a baixo preço.

Resolva a questão aqui ›