Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM

Sobre o regime jurídico dos empregados públicos, assinale a resposta correta.
  • A. Os empregados de empresa pública ou sociedade de economia mista não podem ser demitidos imotivadamente.
  • B. Após a posse, os empregados públicos não têm estágio probatório, mas se sujeitam ao período de experiência com duração de 90 dias, previsto na CLT.
  • C. Os agentes públicos não podem ser contratados pelo regime de emprego público para o exercício de funções mater iais subal ternas na Administração Pública.
  • D. Os empregados públicos gozam de todas as garantias conferidas constitucionalmente aos servidores estatutários.
  • E. Os empregados públicos ocupam cargos vitalícios efetivos na Administração Pública, não se sujeitando a regime contratual.
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O termo em destaque em “As maneiras de abordá-LO são muitas...” (§ 1) éumexemplo de coesão:
  • A. exofórica.
  • B. elíptica.
  • C. endofórica.
  • D. situacional.
  • E. conjuntiva.
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Sobre os multiletramentos, permitidos ao usuário digital, leia as afirmativas a seguir.

I. A compreensão dos novos modos de representação da linguagem verbal e não verbal se materializam em diferentes gêneros textuais, digitais veiculados na Internet, domínio discursivo em crescente evolução e a habilidade de interpretar a linguagem em suas diferentes representações.

II. Os letramentos digitais só conseguiram se desenvolver em função da agilidade de preparação do corpo docente para a utilização do aparato tecnológico de forma adequada.

III. Aprópria ideia de multiletramentos é correlata ao que se vê nos ambientes virtuais onde se encontra imbuída a concepção de letramentos digitais, previamente referidos.

Está correto o que se afirma apenas em:

  • A. III.
  • B. I.
  • C. II e III.
  • D. II.
  • E. I e III.
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Assinale a alternativa que expressa a ideia do autor referente aos impactos das novas tecnologias sobre as práticas didáticas contemporâneas de leitura e escrita conforme foi representada na sequência dos quadros.
  • A. Os professores estão aptos a adaptar materiais existentes ou mesmo confeccionar seus próprios de forma a motivar seus alunos a se inserirem de forma eficiente e significativa no tecnológico mundo atual.
  • B. Alunos e professores são considerados multiplamente letrados quanto ao uso de ferramentas digitais e tecnológicas.
  • C. O impacto causado em sala de aula por medidas simples pode, de fato, ser amenizado com a ajuda de novas práticas.
  • D. Existe uma grande e significativa diferença entre o ensino tradicional e aquele requisitado pelas novas práticas tecnológicas e digitais.
  • E. Permitir que o aluno fotografe o quadro contribui para a democratização e participação dos agentes de ensino na comunicação e experiências tecnológicas de forma mais multimodal.
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Sobre a construção do texto de Umberto Eco, leia as afirmativas.

I. A coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas e se manifesta na organização sequencial do texto.

II. A coesão textual é sintática e gramatical, mas também semântica, pois, os mecanismos coesivos se baseiam na relação entre os elementos do texto.

III. A coesão do texto possibilita a manutenção temática e os encadeamentos realizados.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III.
  • E. I, II e III.
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No processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, se fosse feita a afirmação por um professor de que o autor cometeu um deslize no uso do verbo ter em “Temos também o início de um estilo...”, poder-se-ia dizer que esse professor:
  • A. mantém em uma perspectiva reducionista do estudo da palavra, “treinando” seus alunos nos fundamentos da norma culta.
  • B. incorpora instrumento de interação social, validado pelos falantes com o objetivo principal de transmitir informações e estabelecer uma interação entre os interlocutores em geral.
  • C. apresenta uma relação direta com a sociedade e torna a sala de aula essencialmente um laboratório de análise dos processos de interação e comportamento linguístico.
  • D. mostra a importância cultural e linguística das diferentes variedades que integram o português do Brasil.
  • E. estabelece uma valorização das variedades de língua, apontando para os alunos aspectos situacionais e demográficos do autor.
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Do ponto de vista linguístico, o texto literário, assim como o não literário, também apresenta características diferenciadas. Embora, em muitos casos, os aspectos formais do texto se conformem aos padrões da escrita, sempre a composição verbal e a seleção dos recursos linguísticos obedecem à sensibilidade e a preocupações estéticas.

Sob essa orientação, o professor deve promover nos estudos de textos literários, e não literários, a exemplo do texto de Humberto Eco, a ideia de que:

  • A. o texto não literário está livre para romper os limites linguísticos sintáticos e semânticos traçados pela língua, sinônimo de matéria-prima dos instrumentos de comunicação e expressão.
  • B. a exploração subjetiva das palavras, por exemplo, em algumas passagens do texto permite afirmar que a linguagem é artística, e o universo descrito é novo e faz parte do imaginário do autor, entretanto, sem perder sua interação com o mundo real.
  • C. os signos não verbais do texto ampliam os sentidos expostos pelo autor, revelando emoção, pessoalidade e simbologia através da qual as construções denotam caráter único.
  • D. a intencionalidade discursiva, característica textual marcante em produções predominantemente literárias, pauta-se por despertar no interlocutor unicidade interpretativa, nutrida pela finalidade de informar, eliminando traços de subjetividade.
  • E. no que tange à linguagem, nota-se a ausência de metáforas que poderiam simbolizar a capacidade imaginativa e argumentativa do autor.
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Em relação ao predomínio da modalidade de uso da Língua empregada no texto, é correto afirmar que:
  • A. se trata de um registro informal voltado para um público leitor bem amplo.
  • B. se trata de um registro informal com inúmeros marcadores de oralidade.
  • C. corresponde ao registro culto da língua, na modalidade escrita.
  • D. corresponde a um registro formal com a presença, inclusive, de termos técnicos.
  • E. corresponde a um registro coloquial com o uso de termos técnicos que dificultam a compreensão.
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Ao concluir o texto “O problema é construir o mundo, as palavras virão quase por si sós.”, o autor apresenta um(a):
  • A. processo de avaliação da escrita.
  • B. possibilidade de como escrever.
  • C. metodologia a ser usada pelo professor.
  • D. definição de escrita.
  • E. atividade formal para se escrever bem.
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No texto de Umberto Eco predomina a função da linguagem reconhecida como:
  • A. expressiva
  • B. fática.
  • C. referencial.
  • D. metalinguística.
  • E. apelativa.
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