Listagem de Questões Concurso INPI
O estudo de microrganismos, seja com finalidade científica, seja no laboratório de análises clínicas, envolve o uso de diversos equipamentos, como, por exemplo, o mostrado na figura C, e demanda o conhecimento da estrutura celular dos seres vivos objeto de estudo. As figuras A e B mostram esquemas de algumas estruturas celulares de microrganismos.
Tendo em vista as informações e figuras do texto e considerando os aspectos de fungos e bactérias, assinale a opção correta.
A parede celular de fungos é composta por glucanas, mananas, quitina, proteínas e lipídios.
Por tratar-se de organismos procarióticos, os fungos apresentam seu material genético disperso no citosol.
Basidiósporos são características de fungos que não apresentam micélio.
A coloração de Giemsa não é adequada à detecção de leveduras.
Considerando as informações e as figuras do texto, e, ainda, o fato de que, tratando-se de microrganismos, é de grande importância a avaliação de possíveis contaminações de água e alimentos, assinale a opção correta.
Se forem encontradas 50 unidades formadoras de colônia de E. coli em uma amostra de 1 mL de água, essa água não pode ser considerada potável de acordo com a legislação vigente.
Bacilos Gram-negativos, como mostrado na figura B, em forma de bastonetes, aeróbios ou anaeróbios facultativos que fermentam a lactose a 35-37 ºC, produzindo ácido, gás e aldeído em um prazo de 24-48 horas, são chamados coliformes.
A presença da enzima citocromo-oxidase é uma característica dos coliformes encontrados como contaminantes da água, resistentes a tratamento por 5 min no equipamento mostrado na figura C.
Os coliformes, com estrutura mostrada na figura A, são bactérias patogênicas intestinais capazes de se multiplicar em ambiente aquático.
Para se realizar o teste presuntivo para coliformes totais na água, não se deve usar caldo lactosado, pois esse meio é incompatível com os microrganismos a serem testados.
Em face das informações e figuras do texto e considerando os diferentes métodos de esterilização, assinale a opção correta.
As autoclaves adequadas para esterilização de materiais em laboratório de microbiologia são as que realizam esterilização pelo calor seco, diferentes da mostrada na figura C.
Durante a operação de uma autoclave como a mostrada na figura C, deve-se fechar a tampa e as válvulas de saída antes de permitir a presença de vapor na câmara.
A exposição de microrganismos com estrutura de parede celular esquematizada na figura B, a 130 oC por 60 min no equipamento ilustrado na figura C é suficiente para causar a morte dos referidos organismos.
Meios de cultura preparados com ágar não podem ser esterilizados no equipamento ilustrado na figura C.
Considerando as informações e figuras do texto e as interações entre aspectos da microbiologia e da bioquímica, assinale a opção correta.
Células eucarióticas capazes de realizar a beta-oxidação de ácidos graxos dependem exclusivamente da fermentação láctica a partir do acetil-C para a obtenção de energia.
Ao se preparar um meio de cultura, deve-se misturar os componentes, ajustar a concentração final, autoclavar o meio, medir o pH e corrigi-lo, sendo esses procedimentos realizados na ordem mencionada.
Alguns agentes antimicrobianos causam a morte da bactéria por desorganizar a estrutura mostrada pelo número 4 na figura B.
Beta-lactamases são enzimas utilizadas como agentes antimicrobianos em meios de cultura seletivos.
A resistência bacteriana a antibióticos chamada natural é conseqüente a uma alteração genética, enquanto a chamada adquirida é conseqüente a alterações protéicas no microrganismo.
Tendo em vista as informações e figuras do texto e considerando o cultivo de microrganismos, assinale a opção correta.
Os meios de cultura sólidos devem ser conservados em ambiente seco, preferencialmente em estufas que favoreçam a evaporação, para evitar que adquiram umidade.
O controle de qualidade de meios de cultura é feito pela análise química de seus componentes e não pela análise bacteriológica, que leva a resultados duvidosos.
O cultivo de amostras em que o interesse é identificar uma grande variedade de bactérias deve ser feito em meio líquido.
O meio ágar-sangue é um exemplo de meio seletivo que favorece o crescimento de estafilococos em detrimento de outros microrganismos.
A avaliação da densidade populacional de microrganismos em amostras de alimentos ou água pode ser feita com base em contagem das unidades formadoras de colônias observadas em placa de Petri.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}