Listagem de Questões Concurso INPI
Considerando as figuras acima e o fato de que o crescimento dos microrganismos é influenciado pela presença de O2, assinale a opção correta.
O microrganismo identificado pela letra B é um anaeróbio.
A bactéria E. coli (representada pela letra C) é um aeróbio facultativo.
A bactéria M. luteus (representada pela letra D) é um aeróbio facultativo.
A provável explicação para a intolerância dos aneróbios ao O2 reside na atividade muito aumentada da enzima superóxido dismutase nesses microrganismos.
O microrganismo identificado pela letra A é um aerotolerante.
Com referência às técnicas envolvidas no isolamento e preservação de culturas bacterianas, assinale a opção correta.
As necessidades nutricionais do microrganismo a ser isolado não têm nenhuma influência na escolha do meio de cultura a ser utilizado.
Por meio dos processos de congelamento em baixas temperaturas e liofilização, culturas bacterianas podem ser mantidas viáveis por vários anos.
A metodologia da semeadura por esgotamento pode ser empregada na obtenção de culturas puras bacterianas mesmo quando o microrganismo de interesse encontra-se presente em baixo número na amostra utilizada.
Os meios diferenciais permitem o crescimento de determinados microrganismos em detrimento de outros que também se encontram na amostra analisada.
No método de pour-plate, o inóculo é espalhado na superfície do ágar com o auxílio de uma alça de Drigalski.
O sistema de classificação e as regras de nomenclatura bacteriológica são regidos pelo Código Internacional de Nomenclatura Bacteriológica. O guia mais recente de táxons válidos foi o elaborado por Garrity et al., em 2004 (Taxonomic outline of the prokaryotes Bergey’s manual of systematic bacteriology). Acerca das características e do atual sistema de classificação dos procariotos, assinale a opção correta.
Mantendo os vírus em um grupo separado, os seres vivos estão classificados em três domínios; os procariotos constituem dois desses domínios: Archaea e Bacteria.
Pelo sistema atual de classificação de bactérias, as categorias taxonômicas existentes são: domínio, reino, classe, filo, ordem, família, gênero e espécie.
Uma das diferenças marcantes entre os membros dos domínios Archaea e Bacteria é que, neste último grupo, as células bacterianas podem formar grupos de duas, de quatro ou mais células, ao passo que, em Archaea, as células não formam colônias.
Obedecendo as orientações atuais de nomenclatura taxonômica, estão corretas as grafias dos nomes dos seguintes táxons: Enterobacteriaceae (família); Enterobacteriales (ordem); Escherichia Coli (Migula 1895) Castellani & Chalmers 1919 (espécie).
A caracterização taxonômica de bactérias conta cada vez mais com recursos da biologia molecular para a elaboração de um sistema de classificação mais natural, portanto mais estável. O agrupamento de táxons tem-se baseado principalmente em informações provenientes de homologia e divergência de seqüências de nucleotídeos do ARN ribossomal (r-ARN). Por outro lado, para a maioria dos táxons, ainda não estão disponíveis informações dessas seqüências e, além disso, o poder de resolução taxonômica dessas informações é ainda limitado principalmente à distinção e ao agrupamento das categorias taxonômicas superiores. Assim, continua sendo de grande validade o uso de características morfológicas, metabólicas, fisiológicas, sorológicas e ecológicas como fontes de caracteres taxonômicos de bactérias. Julgue os itens a seguir, considerando a caracterização dos principais grupos de bactérias.
Estão certos apenas os itens
I e IV.
I e V.
II e III.
II e IV.
III e V.
Nos últimos 20 anos, a taxonomia e a sistemática dos fungos têm passado por profundas alterações. A nona edição do Dicionário dos fungos (P.M. Kirk, Ainsworth and Bisby’s Dictionary of the Fungi., 9th. ed, CABI Bioscience, Egham, UK, 2001) é a obra mais atualizada sobre o sistema de classificação geral dos fungos. Esta e outras revisões não consideram os fungos um grupo monofilético, já que alguns grupos de fungos possuem características de outros organismos, características estas não apresentadas nos fungos considerados verdadeiros.
Julgue os itens a seguir, considerando o atual sistema de classificação taxonômica dos fungos.
I Conceitualmente, os fungos são considerados organismos eucariotos, heterotróficos e, na sua maioria, são pluricelulares. Com raras exceções são dotados de parede celular e não ingerem os seus alimentos.
II No domínio Eukaryota, os organismos que se denominam fungos estão distribuídos em três reinos: Chromista, Fungi e Protozoa.
III A organização dos táxons ocorre da seguinte maneira: dentro de cada reino estão os filos, em cada filo estão as ordens, em cada ordem estão as famílias, em cada família estão os gêneros e dentro de cada gênero estão as espécies.
IV Os fungos imperfeitos, para os quais não se conhece a forma perfeita ou teliomórfica, são agrupados em táxons artificiais, até que seja encontrada e descrita a sua forma perfeita para inseri-los no esquema de classificação.
V A classificação dos fungos é baseada em critérios como: características morfológicas das células e do micélio na fase vegetativa; características dos corpos de frutificação e dos esporos sexuais; características do seu ciclo biológico.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}