Nos últimos 20 anos, a taxonomia e a sistemática dos fung...

Nos últimos 20 anos, a taxonomia e a sistemática dos fungos têm passado por profundas alterações. A nona edição do Dicionário dos fungos (P.M. Kirk, Ainsworth and Bisby’s Dictionary of the Fungi., 9th. ed, CABI Bioscience, Egham, UK, 2001) é a obra mais atualizada sobre o sistema de classificação geral dos fungos. Esta e outras revisões não consideram os fungos um grupo monofilético, já que alguns grupos de fungos possuem características de outros organismos, características estas não apresentadas nos fungos considerados verdadeiros.

Julgue os itens a seguir, considerando o atual sistema de classificação taxonômica dos fungos.

I Conceitualmente, os fungos são considerados organismos eucariotos, heterotróficos e, na sua maioria, são pluricelulares. Com raras exceções são dotados de parede celular e não ingerem os seus alimentos.

II No domínio Eukaryota, os organismos que se denominam fungos estão distribuídos em três reinos: Chromista, Fungi e Protozoa.

III A organização dos táxons ocorre da seguinte maneira: dentro de cada reino estão os filos, em cada filo estão as ordens, em cada ordem estão as famílias, em cada família estão os gêneros e dentro de cada gênero estão as espécies.

 IV Os fungos imperfeitos, para os quais não se conhece a forma perfeita ou teliomórfica, são agrupados em táxons artificiais, até que seja encontrada e descrita a sua forma perfeita para inseri-los no esquema de classificação.

V A classificação dos fungos é baseada em critérios como: características morfológicas das células e do micélio na fase vegetativa; características dos corpos de frutificação e dos esporos sexuais; características do seu ciclo biológico.

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis