Listagem de Questões Concurso INPI
Considerando as características dos principais grupos de fungos, assinale a opção correta.
No fungo responsável pelo bolor de pão — Rhizopus stolonifer, pertencente ao reino Fungi, filo Zygomycota, classe Zygomycetes —, os esporos sexuais são produzidos no interior de uma cápsula denominada esporângio.
O fungo Phytophthora infestans — filo Oomycota, classe Oomycetes —, agente causal da requeima da batata, apresenta micélio cenocítico e os esporos sexuais, denominados oósporos, são produzidos no interior de uma estrutura denominada zoosporângio.
Os fungos ascomicetos — reino Fungi, filo Ascomycota — apresentam micélio com hifas septadas e reproduzem-se apenas sexuadamente, formando os ascósporos no interior de estrutura denominada asca. As ascas podem estar no interior de um corpo de frutificação denominado ascocarpo.
Na levedura Saccharomyces cerevisae — reino Fungi, filo Ascomycota, classe Saccharomycetes —, a reprodução pode ser sexuada, a partir de células vegetativas dicarióticas que formam os ascósporos, ou assexuadamente, a partir de brotamento de células haplóides ou de células dicarióticas.
Nos fungos causadores de ferrugens em plantas — reino Fungi, filo Basidimycota, classe Urediniomycetes —, o ciclo biológico por reprodução sexuada termina com a produção dos esporos sexuais conhecidos por urediniospóros ou uredósporos.
A maioria dos métodos de diagnóstico em bacteriologia explora as características fenotípicas das bactérias, que são de grande valia nos estudos etiológicos, mas de valor limitado para interpretações filogenéticas. Considerando os princípios e os métodos de diagnóstico em bacteriologia, assinale a opção incorreta.
O teste de Gram separa os procariotos em dois grandes grupos: os Gram-positivos e os Gram-negativos. As bactérias Gram-positivas são aquelas que retêm a cor púrpura, após lavagem com álcool.
A capacidade de produção de enzimas hidrolíticas na presença de água por uma bactéria é uma característica diferencial entre grupos de bactéria. Um dos testes de verificação dessa capacidade é o da hidrólise de uréia que se desdobra em amônia e dióxido de carbono pela enzima urease.
Um dos testes usados na identificação de Escherichia coli é o da capacidade de produção da enzima triptofanase quando na presença de triptofano. Essa enzima desdobra uma molécula de triptofano em uma molécula do composto indol, uma de ácido pirúvico e uma de amônia.
O seqüenciamento de moléculas de ARN da subunidade ribossômica do gene 18S (rARN 18S) tornou-se padrão na taxonomia bacteriana. Por meio da seqüência do rARN 18S, pode-se medir o grau de similaridade genômica entre os vários táxons bacterianos.
Considere que o responsável pela montagem de um laboratório de microbiologia deverá decidir sobre a aquisição de microscópio de luz e de acessórios de microscopia e que não há limitação orçamentária. Em face dessas considerações, julgue os itens a seguir, considerando, ainda, a qualidade e a adequação dos equipamentos.
I Para a observação e manipulação de culturas vivas, o correto é adquirir um microscópio de objetivas invertidas.
II Um sistema dotado de contraste de interferência seria a melhor opção para a observação de estruturas dotadas de capacidade de emissão de fluorescência.
III Para boa visualização de células bacterianas submetidas a teste de coloração de Gram, o correto é comprar um microscópio de campo claro.
IV Para maximizar o poder de resolução do microscópio de campo claro, deve-se optar por objetiva de menor número de abertura e um sistema de filtros para selecionar a faixa de luz verde.
V Para a observação de células quase transparentes em material vivo, o correto é adquirir um microscópio de campo escuro.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, III e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
Para realizar atividades vitais, a célula microbiana requer um fluxo contínuo de energia, incluindo: biossíntese de componentes estruturais, como parede celular e membranas; síntese de aminoácidos, ácidos nucléicos e fosfolipídios; reparo e manutenção da célula; armazenamento de nutrientes e excreção de resíduos indesejáveis; desenvolvimento e reprodução; mobilidade e dispersão. Acerca da obtenção e utilização de energia pelos micróbios, assinale a opção correta.
As bactérias e os fungos, por apresentarem metabolismos semelhantes, não se diferenciam quanto às fontes de energia para ativar os diversos tipos de reações químicas.
As reações endergônicas são aquelas que liberam energia.
Na maquinaria celular, o ATP (adenosina trifosfato) é o composto de maior importância na transferência de energia. Ele é formado pela adição de fosfato a uma molécula de ADP, em um processo denominado fosforilação, que requer energia endergônica.
Nos fungos e nas bactérias, a fotofosforilação do ADP para se transformar em ATP se processa por meio da energia luminosa na presença de água.
Embora não seja utilizada pelos micróbios, a energia térmica é necessária para acelerar reações químicas, incluindo aquelas catalisadas por enzimas.
Principalmente na fase final de crescimento, os fungos produzem vários compostos que não estão diretamente envolvidos com o seu desenvolvimento normal. Julgue os itens abaixo, considerando a síntese e as funções dos produtos do metabolismo secundário em fungos.
I, II e IV.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}