Listagem de Questões Concurso INPI
A respeito do Modelo IS, assinale a opção correta.
Em presença do efeito deslocamento (crowding out), políticas fiscais expansionistas deslocam a curva IS para cima e para a direita, porém, o efeito multiplicador dos gastos públicos é menor do que aquele que ocorreria na ausência desse efeito.
A redução da confiança dos consumidores decorrente, por exemplo, de crises políticas aumenta as taxas de juros e reduz a despesa agregada, provocando, assim, um deslocamento ao longo da curva IS.
Quando a propensão marginal a poupar é elevada, a curva IS é menos inclinada e, portanto, a demanda agregada torna-se mais sensível em relação às variações das taxas de juros.
Um aumento da oferta de moeda, por reduzir as taxas de juros, provoca um deslocamento ao longo da curva IS.
Em relação à curva LM, assinale a opção correta.
A recente valorização do real frente ao dólar desloca a curva LM para a direita, contribuindo, assim, para expandir as exportações líquidas e o nível de renda da economia.
De acordo com a equação quantitativa, se a velocidade de circulação da moeda for constante, a curva LM é horizontal.
Ao longo da curva LM, as despesas realizadas são iguais àquelas planejadas.
A redução recente das taxas de juros, no Brasil, ao deslocar essa curva para baixo e para a direita, diminui a pressão inflacionário e eleva a produção.
Combinações de taxas de juros e níveis de renda, situadas à direita dessa curva, caracterizam-se pela existência de excesso de demanda de moeda.
A ação do Estado tem sido crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como dos bens privados ofertados pelo setor público. Por essa razão, o estudo do setor público, incluindo-se aí suas formas de financiamento, é crucial para o entendimento das modernas economias de mercado. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Se a economia estiver em um equilíbrio Pareto-eficiente, a única justificativa para a intervenção do governo decorre da existência de bens meritórios.
Se o objetivo do governo federal for maximizar o nível de bem-estar das comunidades subnacionais — mensurado por meio das curvas de indiferença sociais —, as transferências com contrapartida devem ser preferidas às transferências gerais sem contrapartida.
A minirreforma tributária eliminou a cumulatividade do PISPASEP, reajustou as alíquotas desse tributo e reduziu o gravame excessivo do sistema tributário brasileiro contribuindo, assim, para aumentar os níveis de eficiência da economia.
Na ausência de estabilidade de preços, a utilização do deficit operacional, em vez do resultado nominal, para avaliar a evolução da dinâmica da dívida pública, representa um equívoco metodológico, porque não leva em conta a ação da inflação sobre a relação dívida/PIB.
Os avanços da privatização, em setores antes dominados pelo Estado, levaram ao surgimento de esquemas regulatórios para garantir a provisão adequada dos serviços de utilidade pública e garantir os direitos dos consumidores. A respeito do processo regulatório, assinale a opção correta.
Aumentos de produtividade, quando vigoram esquemas tarifários do tipo price cap, se traduzem em redução dos preços para os consumidores e em taxas de retorno mais elevadas para as empresas concessionárias.
Se um monopolista perfeitamente discriminador for obrigado por uma agência reguladora a cobrar um único preço pelo seu produto, essa imposição aumentará, inequivocamente, o nível de eficiência na economia.
Uma das vantagens da regulação pelo desempenho, em que as empresas reguladas são comparadas com um referencial (benchmark), advém do fato de essa forma de regulação estimular melhorias da produtividade no conjunto da indústria e não estar sujeita a colusão entre empresas, com o intuito de elevar lucros.
Na regulação dos incentivos, a distinção entre preços autorizados e custos operacionais efetivos faz que, nesse tipo de regulação, os custos sejam menores que aqueles praticados por esquemas regulatórios, baseados na taxa de retorno.
A desregulamentação dos serviços de utilidade pública, em que predominam as economias crescentes de escala, contribui para aumentar o nível de eficiência na produção e distribuição desses serviços.
Os avanços recentes da teoria econômica atribuem um papel importante à formação de expectativas para se entender o comportamento dos agentes econômicos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Na visão dos adeptos da teoria das expectativas racionais, políticas econômicas discricionárias tendem a desestabilizar a economia e, por essa razão, eles advogam o uso de regras na condução da política econômica.
Expectativas mais elevadas de inflação não alteram a posição da curva de Phillips porque essa curva depende apenas da relação entre as taxas de inflação efetivamente observadas e a taxa de desemprego.
O modelo da teia-de-aranha (cobweb model) é um exemplo típico da hipótese de expectativas racionais.
Segundo a teoria das expectativas racionais, a curva IS deveria incorporar a taxa de juros nominal enquanto que a taxa de juros real deveria ser utilizada na curva LM.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}