Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Um paciente de 45 anos de idade, assintomático, apresentou, em exame de rotina, glicemia de jejum de 145 mg/dL. Na reavaliação, o resultado desse exame foi de 139 mg/dL. A pressão arterial desse paciente, que pesa 95 kg e mede 1,75 m de altura, era de 138 mmHg × 88 mmHg. A circunferência abdominal do paciente, que negou aumento de peso recentemente e apresentou alterações de reflexos tendíneos, era de 140 cm.

Considerando o caso clínico descrito, julgue os itens que se seguem.

Nesse caso, deve-se prescrever imediatamente metformina ao paciente, pois alterações no estilo de vida nessa fase da doença não seriam úteis nem eficazes para o seu controle.

O equilíbrio ácido-básico do organismo é mantido predominantemente pelos rins, que acidificam a urina, mantendo o pH sangüíneo em torno de 7,4, de modo a viabilizar as reações metabólicas do organismo. O ânion gap (hiato de ânions) denota o equilíbrio de cátions e ânions, mantido também pelos rins, e pode ser utilizado para avaliação diagnóstica e prognóstica do processo patológico causador do distúrbio ácido-básico. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Na cetoacidose por intoxicação por etanol, o ânion gap está aumentado.

O equilíbrio ácido-básico do organismo é mantido predominantemente pelos rins, que acidificam a urina, mantendo o pH sangüíneo em torno de 7,4, de modo a viabilizar as reações metabólicas do organismo. O ânion gap (hiato de ânions) denota o equilíbrio de cátions e ânions, mantido também pelos rins, e pode ser utilizado para avaliação diagnóstica e prognóstica do processo patológico causador do distúrbio ácido-básico. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Em casos de cetoacidose diabética, é comum acidose metabólica com ânion gap aumentado.

O equilíbrio ácido-básico do organismo é mantido predominantemente pelos rins, que acidificam a urina, mantendo o pH sangüíneo em torno de 7,4, de modo a viabilizar as reações metabólicas do organismo. O ânion gap (hiato de ânions) denota o equilíbrio de cátions e ânions, mantido também pelos rins, e pode ser utilizado para avaliação diagnóstica e prognóstica do processo patológico causador do distúrbio ácido-básico. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Subentende-se que acidose metabólica com ânion gap normal seja hiperclorêmica.

Com relação à propedêutica funcional renal, julgue os itens a seguir. No exame de urina tipo I (EAS), o registro “sangue na urina” indica a presença de hematúria, não se excluindo a presença de mioglobina, pois a reação utilizada para essa detecção é de atividade peroxidásica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis