Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Paciente de 30 anos de idade, primigesta, com índice de massa corporal de 28, sem história familiar e pessoal de diabetes melito, realizou teste de tolerância à glicose simplificado, cujo resultado foi 145 mg/dL, e curva glicêmica com 100 g de glicose, cujos resultados são apresentados na tabela a seguir.

 Considerando-se as informações relativas ao quadro clínico apresentado acima, julgue o item subseqüente.

Como o diagnóstico para essa paciente é de intolerância à glicose, o tratamento indicado inclui a realização de dieta, atividade física e perfil glicêmico.

Os mecanismos de trabalho de parto são essencialmente processos de acomodação do feto à passagem óssea que deve atravessar. Conseqüentemente, o tamanho e o formato da pelve são extremamente importantes em obstetrícia. Acerca da anatomia pélvica, julgue os itens a seguir. As espinhas ciáticas servem como referência para a medida do diâmetro transverso da pelve média e para a identificação da altura da apresentação do feto, segundo os planos De Lee e Hodge.

Os mecanismos de trabalho de parto são essencialmente processos de acomodação do feto à passagem óssea que deve atravessar. Conseqüentemente, o tamanho e o formato da pelve são extremamente importantes em obstetrícia. Acerca da anatomia pélvica, julgue os itens a seguir. A conjugata obstétrica é o menor diâmetro antero-posterior do estreito superior da pelve feminina adulta por onde passa a apresentação fetal durante a descida.

Considerando que uma paciente de 30 anos de idade tenha sido atendida na emergência apresentando dor pélvica, atraso menstrual, dor à mobilização do útero, aumento discreto do útero, temperatura axilar de 37,2 ºC e estabilidade hemodinâmica, julgue o item a seguir, relativo à conduta que deve ser adotada diante dessa situação clínica. Como o quadro clínico apresentado pela paciente sugere gestação ectópica, deve-se interná-la e prepará-la para ser submetida a procedimento cirúrgico.

Uma paciente de 28 anos de idade, G1P0A0, vinha sendo atendida no pré-natal de baixo risco, sem apresentar nenhuma intercorrência clínica. Na 24.ª semana de gestação, apresentou os seguintes achados clínicos e laboratoriais: edema em membros inferiores +/4+; pressão arterial máxima de 140/90 mmHg em algumas aferições; proteína em urina de 24 h = 200 mg/dL (VR < 300 mg/dL); clearence de creatinina = 120 mg/dL (VR 80–125 mg/dL); TGO = 15 UI/L (VR < 30 UI/L); TGP = 20 UI/L (VR < 30 UI/L); DHL = 250 UI/L (VR 150–330 UI/L); plaquetas = 160.000 cel/mm3 (VR: 150.000 cel/mm3 ); ácido úrico = 4,0 mg/dL (VR: 3,0–6,0 mg/dL); EAS normal.

A partir do caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, é adequado iniciar-se tratamento com hipotensor, de preferência metildopa, para prevenir alterações na perfusão placentária e, conseqüentemente, comprometimento da vitalidade fetal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis