Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Considere que uma paciente, com 60 anos de idade, tenha apresentado quadro de perda súbita da consciência precedida por acesso de tosse, tendo recobrado a consciência cerca de 1 minuto após a adoção de medidas de urgência. Considere ainda que, no exame físico, não tenha sido verificada nenhuma alteração, mas a revisão de seu histórico clínico revelou que era portadora de asma persistente grave. Nessa situação, a etiologia mais provável é síncope de tosse.

Considere que uma paciente, com 60 anos de idade, tenha apresentado quadro de perda súbita da consciência precedida por acesso de tosse, tendo recobrado a consciência cerca de 1 minuto após a adoção de medidas de urgência. Considere ainda que, no exame físico, não tenha sido verificada nenhuma alteração, mas a revisão de seu histórico clínico revelou que era portadora de asma persistente grave. Nessa situação, a etiologia mais provável é distúrbio metabólico.

Síndrome metabólica é uma combinação de obesidade visceral, dislipidemia aterogênica, hipertensão arterial e intolerância à glicose, que contribui para o risco de diabetes e doenças cardiovasculares. Essa síndrome ocorre muito freqüentemente associada à obesidade, uma pandemia em algumas regiões do mundo ocidental. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. Baixa ingestão de carboidratos está associada à diminuição nos níveis de triglicerídeos.

Síndrome metabólica é uma combinação de obesidade visceral, dislipidemia aterogênica, hipertensão arterial e intolerância à glicose, que contribui para o risco de diabetes e doenças cardiovasculares. Essa síndrome ocorre muito freqüentemente associada à obesidade, uma pandemia em algumas regiões do mundo ocidental. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. Não há comprovação de que uma dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas, independentemente de seu conteúdo calórico, seja a mais indicada para a obesidade mórbida.

Um paciente de 45 anos de idade, assintomático, apresentou, em exame de rotina, glicemia de jejum de 145 mg/dL. Na reavaliação, o resultado desse exame foi de 139 mg/dL. A pressão arterial desse paciente, que pesa 95 kg e mede 1,75 m de altura, era de 138 mmHg × 88 mmHg. A circunferência abdominal do paciente, que negou aumento de peso recentemente e apresentou alterações de reflexos tendíneos, era de 140 cm.

Considerando o caso clínico descrito, julgue os itens que se seguem.

Na fase descrita, não é necessária nenhuma ação em relação à pressão arterial e a eventual dislipidemia desse paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis