Questões Concurso Fundação Universidade de Brasília (FUB) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Fundação Universidade de Brasília (FUB) (2ª edição)

No que se refere às doenças cardiovasculares (DCV) e às orientações nutricionais recomendadas para o seu tratamento, julgue os itens seguintes. O tratamento não farmacológico da hipertensão arterial envolve, entre outros, o controle do peso corporal e a alimentação adequada. O café, apesar de rico em cafeína, possui polifenóis que podem favorecer a redução da pressão arterial, de modo que seu consumo em doses habituais não está associado a maior incidência de hipertensão nem a elevação da pressão arterial.

No que se refere às doenças cardiovasculares (DCV) e às orientações nutricionais recomendadas para o seu tratamento, julgue os itens seguintes. Faz parte da estratégia de medidas comportamentais não farmacológicas para pacientes com baixos níveis de HDL-c e hipertrigliceridemia a ênfase em porções modestas de uma dieta rica em frutas e vegetais frescos, pobre em carboidratos processados e carnes, e rica em ácidos graxos poli-insaturados.

A respeito da terapia nutricional em paciente com doença renal crônica, julgue os itens a seguir. Na fase não dialítica, a oferta proteica deve ser ajustada pelo estadiamento da doença de acordo com a taxa de filtração glomerular (TFG), sendo recomendada a oferta de 0,8 g/kg/dia a 1,0 g/kg/dia nos estágios 1 e 2 (TFG > 60 mL/min), além da oferta energética de 35 kcal/kg/dia para adultos.

A respeito da terapia nutricional em paciente com doença renal crônica, julgue os itens a seguir. Durante a terapia hemodialítica crônica, recomenda-se restrição proteica com oferta de 0,6 g/kg/dia a 0,8 g/kg/dia, com o objetivo de preservar a função renal remanescente e retardar a evolução da doença.

No que diz respeito à avaliação do estado nutricional mediante métodos subjetivos, julgue os itens subsecutivos. A avaliação por meio do exame físico investiga alterações orgânicas decorrentes da ingestão alimentar inadequada e(ou) dos efeitos catabólicos impostos pela doença. A presença de depleção das musculaturas intercostais e subcostais leva a uma menor força respiratória e, associada ao comprometimento das musculaturas paravertebrais, aumenta a suscetibilidade a infecções respiratórias devido à preferência pelo decúbito dorsal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis