Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

Paciente renal crônico, em tratamento com hemodiálise, é submetido a exame de ecografia vascular com Doppler da fístula arteriovenosa radiocefálica. A partir desse exame, é observado fluxo reverso na veia jugular interna ipsilateral. Esse achado é compatível com:

A. C., 70 anos, chega ao hospital com quadro de distensão e dor abdominal intensa em cólica iniciada há 4 horas. Cardiopata, portador de fibrilação atrial, é frequentador habitual do pronto-socorro, sempre bemhumorado. Ele apresenta fáscies de dor, sudorese, mal consegue se comunicar e sofre com dor em todo o abdômen. Apresenta FC=115 bpm e PA=80/55 mmHg. Ao exame físico, apresenta abdômen distendido, dor abdominal difusa sem sinais de irritação peritoneal.

Para esse quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:

A. C., 72 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal em cólica de início súbito, em quadrante superior direito, há 4 horas. Ela refere dois episódios de vômitos de característica biliar. Afirma que apresentou quadros semelhantes anteriormente (uns cinco episódios), e que, por isso, precisou frequentar postos de saúde 24h em que aplicaram soro com medicamento que desconhece, mas aliviava a dor. A paciente encontra-se febril (T=38,2oC), com abdômen doloroso à palpação de quadrante superior direito e à palpação profunda do hipocôndrio direito, a paciente efetua uma parada na inspiração. Com base nesse quadro clínico, avalie as afirmativas abaixo:

I. Trata-se de uma paciente com quadro provável de colecistite aguda.

II. O descrição de parada inspiratória à palpação profunda do hipocôndrio direito é conhecida como Sinal de Rovsing. O mais característico nesse quadro seria a presença de dor à palpação profunda do hipocôndrio direito conhecido como Sinal de Murphy.

III. A ultrassonografia abdominal é o exame diagnóstico de escolha.

Está(ão) CORRETA(S):

M. C., 67 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal intensa de início súbito em quadrante superior direito há um dia. Ela queixa-se de 5 episódios de vômitos, inicialmente alimentares, e depois de característica biliar. Relata quadros semelhantes anteriormente, mas nunca com essa intensidade. Ela apresenta FR: 24 irpm, FC: 123bpm e PA 85/60 mmHg, bem como um leucograma com 20.000 leucócitos, glicemia de 190 mg/dL, LDH de 400 UI/L, TGO de 239 UI/L e amilase de 1.100 UI/L. Com base nos dados apresentados, avalie as afirmativas abaixo:

I. Trata-se de uma paciente com pancreatite aguda grave.

II. A paciente apresenta critérios de Ranson de admissão que indicam gravidade.

III. A amilasemia elevada de Maria Cláudia indica um prognóstico pior.

Está(ão) CORRETA(S):

M. A., 81 anos, é levada ao hospital pelo esposo, às 15h. Ela apresenta dor abdominal iniciada neste mesmo dia pela manhã. Ao questionar o sítio da dor, ela aponta com o dedo o quadrante inferior esquerdo do abdômen. Está febril (T=38,4o C), hipocorada e desidratada, pesa 85kg e tem 1,65m de altura. Quanto ao hábito intestinal, o esposo relata que ela sempre foi obstipada, mas que evacuou na véspera sem sangue muco ou pus. O marido ainda conta que Maria Amália não almoçou e apresentou dois episódios de vômitos.

Com base nesse quadro clínico, assinale a alternativa que indica a patologia mais provável:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis