Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

P. L., 73 anos, morador da zona rural, trabalha na lavoura de café há 30 anos. Recentemente notou a presença de lesão avermelhada que descama periodicamente e sangra com facilidade de aproximadamente 2 cm localizada no supercílio. O paciente expõe-se ao sol constantemente, porém não utiliza qualquer tipo de proteção (protetor solar ou chapéu). Sobre esse tema, analise as afirmações abaixo.

I. Provavelmente o paciente foi picado por insetos na lavoura e apresentou reação alérgica local.

II. A exposição solar é o principal fator de risco para tumores malignos de pele.

III. O carcinoma basocelular é o tumor maligno de pele mais frequente no organismo.

IV. A crioterapia, a radioterapia e a cirurgia (por excisão ou cauterização) são os principais tratamentos para os tumores malignos de pele do tipo não-melanoma.

Está(ão) CORRETA(S):

J. F., 45 anos, mãe de 3 filhos, procurou ajuda médica para tratar do seu “papo”(sic). A paciente queixa-se do “papo”, porém o que mais a incomoda é o inchaço nos pés e pernas. No exame médico, é possível observar exoftalmia pronunciada, membros inferiores e superiores com pele ressecada com edema pré-tibial. Com relação a esse caso, avalie as afirmações a seguir:

I. O diagnóstico mais provável é bócio difuso tóxico.

II. A Doença de Graves apresenta aumento difuso da tireoide e hipertireoidismo associado à oftalmopatia e dermopatia.

III. O TSH é o hormônio mais sensível para o diagnóstico inicial para a disfunção tireoideana.

IV. A tireodectomia é o tratamento de escolha do bócio difuso tóxico, após a falha do tratamento clínico.

 Está(ão) CORRETA(S):

O adenocarcinoma gástrico corresponde a 95% de todas as neoplasias malignas do estômago. No Brasil, o carcinoma gástrico é o quinto tumor mais comum. O mais preocupante nessa doença é a taxa de mortalidade, que chega a 90%. Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo:

I. O diagnóstico de adenocarcinoma gástrico é feito por biópsia em endoscopia digestiva alta.

II. A presença de Helicobacter pilori não é mais considerado um fator de risco de câncer gástrico.

III. Prateleira de Blummer e nódulo da Irmã Mary Joseph são sinais que ajudam no diagnóstico precoce do adenocarcinoma gástrico.

IV. O objetivo da dissecção linfonodal é realizar o estadiamento do carcinoma gástrico, aumentar o grau de cura ou melhorar o prognóstico.

 Está(ão) CORRETA(S):

Qual o critério diagnóstico isolado de maior acurácia para identificar estenose hemodinamicamente significativa (>60%) nas artérias renais?

Um estudo ultrassonográfico da artéria carótida interna direita em que se detecta estenose anatômica local de 40% pelo modo B e power Doppler, com velocidade sistólica de 185 cm/s e diastólica de 70 cm/s, pode ser interpretado como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis