Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 824676 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um menino de 7 anos de idade deu entrada na emergência de determinado hospital de alta complexidade às 7 horas da manhã, após queda de bicicleta. Na chegada, apresentava-se hemodinamicamente estável e com dor em flanco esquerdo. Realizou tomografia computadorizada que evidenciou pequena quantidade de líquido livre e lesão esplênica grau III (moderada a grave). O cirurgião que o avaliou optou por uma conduta conservadora. No momento, são 15 horas, e a criança encontra-se em observação na unidade de terapia intensiva pediátrica, permanecendo hemodinamicamente estável.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A capacidade que a criança tem de compensar uma hemorragia nas fases iniciais pode criar uma ilusão de normalidade hemodinâmica.

#Questão 824677 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Certo paciente de 25 anos de idade, vítima de arma branca em flanco esquerdo, deu entrada na emergência do hospital, hemodinamicamente estável, com queixa de dor moderada em flanco esquerdo, porém evoluiu com dispneia, dor torácica importante e presença de ruídos hidroaéreos em hemitórax esquerdo.

Acerca desse caso hipotético e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Se esse paciente fosse levado à cirurgia de emergência, a via de acesso preferencial seria a torácica em razão de provável lesão pulmonar.

#Questão 824877 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Certo paciente de 35 anos de idade compareceu a uma consulta, informando histórico de febre, emagrecimento e linfonodomegalias mediastinais, sendo que há linfonodos de 3 cm em cadeia paratraqueal esquerda e paratraqueal direita. Ele também apresenta linfonodomegalia em cadeias axilares e inguinais. Diante desse quadro, é levantada a hipótese de linfoma.

 A respeito desse caso clínico, julgue o item a seguir.

Deve-se indicar mediastinoscopia, pois a cadeia paratraqueal, além de ser bem abordada, oferece um linfonodo de melhor rendimento para o diagnóstico de linfoma, se comparado ao inguinal.

#Questão 824878 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Mulher de 35 anos de idade, com diabetes melittus e hipertensão arterial sistêmica, em tratamento, apresenta peso corporal de 200 kg e altura de 1,50 m. O médico indicou cirurgia bariátrica, tendo como técnica a gastrectomia vertical (sleeve).

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.

Nessa técnica, há importante perda de vitamina B12 e ferro.

#Questão 824879 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Determinado paciente de 60 anos de idade, tabagista e etilista de longa data, vinha apresentando, há seis meses, disfagia progressiva e perda de peso. Foi então realizada uma endoscopia que demonstrou lesão ulcerada em esôfago médio. O paciente foi submetido a estadiamento e manifestou doença local, sem sinais de doença linfonodal em tomografia computadorizada. A biópsia demonstrou carcinoma de células escamosas de esôfago.

Em relação ao caso clínico apresentado e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O paciente deve ser submetido a cirurgia com ressecção da lesão tumoral e linfonodos regionais, além da reconstrução do trânsito gastrointestinal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis