Questões Concurso CISAMVE - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CISAMVE - SC

Atualmente os dados epidemiológicos, assim como a etiologia e patogenia da ferida, têm demandado esforços pela busca de melhores cuidados e avanços no desenvolvimento de novas tecnologias de prevenção e tratamento. No entanto, não raro, ainda se observam intervenções empíricas, baseadas em crenças e velhos hábitos. Segundo a Associação Brasileira de Estomaterapia, feridas representam a perda da integridade da pele (ferimento) por causas externas (traumas ou cirurgias) ou por causas internas ou endógenas, relacionadas a doenças facilitadoras ou causadoras da ferida. As feridas podem ser classificadas como simples, quando o tempo e as fases de cicatrização acontecem de maneira ordenada e de acordo com um tempo previsto para o tipo e extensão da lesão; ou complexas, quando não respondem ao tratamento adequado de acordo com a etiologia (fator causal) por complicações metabólicas ou fisiológicas. As feridas são classificadas segundo diversos parâmetros que auxiliam no diagnóstico, evolução e definição do tipo de tratamento.

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relacionam a classificação das feridas com sua respectiva característica da fase:

Primeira coluna: classificação das feridas
1.Cirúrgicas 2.Traumáticas 3.Ulcerativas 4.Limpa 5.Contaminada 6.Infectada

Segunda coluna: características da fase
(__)Lesão gerada em condições assépticas e que está isenta de microrganismos.

(__)Lesão provocada acidentalmente por agentes: mecânicos (como um prego, espinho ou por pancadas); físicos (como temperatura, pressão, eletricidade); químicos (ácidos ou soda cáustica, por exemplo); biológicos (contato com animais ou penetração de parasitas). 

(__)Lesão gerada por instrumentos cirúrgicos, com finalidade terapêutica, podem ser: incisivas (perda mínima de tecido) ou excisivas (remoção de áreas de pele).

(__)Lesão com tempo superior a 6 horas entre o trauma e o atendimento, com presença de contaminantes, mas sem processo infeccioso local.

(__)Lesão escavada, circunscrita, com profundidade variável, podendo atingir desde camadas superficiais da pele até músculos.

(__)Presença de agente infeccioso local e lesão com evidência de intensa reação inflamatória e destruição de tecidos.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

O acolhimento é uma estratégia de interferência nos processos de trabalho das equipes de saúde. Não se trata de um espaço ou um local, mas de uma postura ética, não pressupondo hora ou profissional específico para executá-la e implicando compartilhamento de saberes, necessidades, possibilidades, angústias e invenções. O Ministério da Saúde (MS) preconiza, desde 2013, que não só a demanda programática, agendada, deve ser atendida na Atenção Primária de Saúde (APS), mas também as chamadas demandas espontâneas. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O processo de trabalho na APS deve ser centrado no acolhimento, sempre que possível. O atendimento, acolhimento inicial, pode ser realizado na entrada ou no balcão de recepção da unidade, contudo, a avaliação de quando, onde e como aquela queixa será atendida deve ser uma decisão baseada em critérios biológicos e de vulnerabilidade social.

(__)O acesso é um dos atributos essenciais da APS e pensar maneiras de facilitar o contato dos usuários com os profissionais da equipe de atenção primária é central no cuidado. Por muitos anos, o formato de acesso "fechado", programático, com horário de atendimento restrito dificultou o acesso de quem mais precisava e facilitou o contato de pacientes "crônicos e controlados". A avaliação com classificação de risco pressupõe a determinação de agilidade no atendimento a partir da análise, sob a ótica de protocolos preestabelecidos, do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.

(__)O acolhimento visa resgatar a relação de solidariedade profissional-usuário e a agilidade do acesso na APS. Ele orienta a prática de escuta empática de todos os usuários nos serviços de APS, com negociação entre profissionais, visando aumentar a equidade, a resolubilidade do primeiro contato e a agilidade no atendimento. O acolhimento tem estimulado a prática clínica da enfermagem e o trabalho em equipe, a desburocratização organizacional e a melhoria do acesso.

(__)O acolhimento é uma diretriz nacional na conformação atual do acesso na APS, ele provoca mudanças nos modos de organização das equipes, nas relações entre os trabalhadores e nos modos de cuidar. Para acolher com equidade e qualidade, basta distribuir senhas em número limitado e, através da execução da escuta empática, organizar o atendimento a ser encaminhado ao médico, considerando os riscos e as vulnerabilidades dos usuários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação de agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de doença. A administração de imunobiológicos confere imunização ativa ou passiva ao indivíduo. Para que este processo se dê em sua plenitude e com segurança, as atividades de imunização devem ser cercadas de cuidados, adotando-se procedimentos adequados antes, durante e após a administração dos imunobiológicos. As vacinas permitem a prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos.
Em relação a este tema, analise as assertivas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza tem com propósito reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza.

(__)A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Guillain Barré, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose.

(__)Na gestante, a vacina dupla adulto (dT) é administrada visando prevenir o tétano neonatal pela transferência passiva transplacentária de anticorpos da mãe para o feto. Pode ser administrada a partir da comprovação da gravidez, em qualquer período gestacional. Deve-se verificar o período da gestação e a indicação da vacina dTpa, considerando que toda gestante deve receber pelo menos uma dose de dTpa durante a gestação e a cada gestação, após a 20ª (vigésima) semana.

(__)A vacina dT disponibilizada no SUS é segura, com raros eventos adversos graves associados. As manifestações mais frequentes ocorrem no local da aplicação, geralmente, nas primeiras 72h, com resolução espontânea e desprovidos de complicações maiores ou sequelas, não constituindo contraindicações para a administração de doses subsequentes (novas doses) da vacina. Doses de reforço de dT associam-se com febre em 30% dos casos, sendo raramente observadas temperaturas superiores a 39°C. Em geral, 20% das pessoas podem apresentar dor e aumento da sensibilidade no local da vacina e, em 60% deles, pode ocorrer edema e eritrema (vermelhidão da pele).

(__)A vacina penta (DTP/HB/Hib) - vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B (conjugada), é uma composição combinada que previne contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B, doenças graves e que muitas vezes podem ser fatais. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, oferta a vacina penta na rotina do Calendário Nacional de Vacinação, em substituição à vacina tetravalente. A vacina penta, disponibilizada no SUS, é importada, adquirida pelo Brasil via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, uma vez que não existe laboratório produtor no país para este imunobiológico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Arboviroses são doenças causadas por vírus (arbovírus) transmitidos por meio da picada de mosquitos, principalmente fêmeas. Há uma arbovirose cujo vírus causador foi isolado pela primeira vez em macacos, em uma floresta de Kampala, Uganda, no ano 1947. O primeiro isolamento humano foi relatado na Nigéria, em 1953. Desde então, expandiu sua abrangência geográfica para vários países da África, Ásia, Oceania e Américas. A maioria das infecções são assintomáticas ou representam uma doença febril autolimitada semelhante a outras infecções. Entretanto, a associação da infecção viral com complicações neurológicas como microcefalia congênita e síndrome de Guillain-Barré (SGB) foram demonstradas por estudos realizados durante surtos da doença no Brasil e na Polinésia Francesa. Todos os sexos e faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém, mulheres grávidas e pessoas acima de 60 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações da doença. Esses riscos podem aumentar quando a pessoa tem alguma comorbidade. Essa infecção pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, pode apresentar quadro clínico variável, desde manifestações brandas e autolimitadas até complicações neurológicas e malformações congênitas. Estudos recentes indicam que mais de 50% dos pacientes infectados tornam-se sintomáticos. O período de incubação da doença varia de 2 a 7 dias. Manifestações mais comuns: febre baixa ( ≤38,5 ºC) ou ausente; exantema (geralmente pruriginoso e maculopapular craniocaudal) de início precoce; conjuntivite não purulenta; cefaleia, artralgia, astenia e mialgia; edema periarticular, linfonodomegalia. Além da manifestação clínica exantemática febril leve da infecção, o prurido é um sintoma importante durante o período agudo, podendo afetar as atividades cotidianas e o sono. Essa doença descrita é uma arbovirose.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença descrita anteriormente:

A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva, oferta e demanda agregada, com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação. Em relação aos instrumentos de política macroeconômica, assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis