Listagem de Questões Concurso ABDI
Assinale a alternativa correta sobre a eficácia do flúor sistêmico na prevenção de cárie dentária.
Atualmente não há evidência científica de que essa forma de administrar flúor seja eficaz.
Ele apenas produz efeito quando ingerido por gestantes a fim de agir na formação dos dentes da criança.
O seu baixo custo-benefício financeiro contraindica seu uso em larga escala populacional.
Ele produz efeito preventivo nos adultos e idosos, independentemente da faixa etária da pessoa exposta, inclusive entre aqueles com 50 anos de idade ou mais.
Apesar de eficaz, o risco de fluorose é muito elevado e a exposição a flúor sistêmico é, atualmente, indicada apenas a grupos de alto risco de cárie.
A teoria histórico-cultural ou Sócio-interacionista de Lev S. Vygotsky apresenta como níveis de desenvolvimento:
1. Nível do Desenvolvimento Real: se refere às conquistas já efetivadas pela criança.
2. Nível de Adaptação: envolve um equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação.
3. Nível de Desenvolvimento Potencial: se refere às capacidades a serem construídas. A criança realiza-as através da colaboração com os outros.
4. Zona de Desenvolvimento Proximal: é a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar sozinha e aquilo que ela só consegue realizar com a ajuda dos outros.
5. Nível do Desenvolvimento Real: se refere a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar com o professor e aquilo que ela consegue realizar com a ajuda dos amigos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. De acordo com discussões recentes, podemos considerar currículo como:
1. as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais.
2. essencial para a construção das identidades de nossos/as estudantes.
3. o conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.
4. o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração.
É correta apenas a afirmativa 3.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
O planejamento na escola deve:
1. possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade.
2. cumprir uma exigência meramente burocrática da escola.
3. corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.
4. criar e organizar o trabalho. Para tanto, deve ser: objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
Analise o texto:
O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
projeto político pedagógico ; professores ; planejamento
plano de ensino ; pedagogos ; planejamento
currículo oculto ; professores ; contexto
plano de curso ; familiares ; diretor
plano de aula ; alunos ; currículo
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}