Listagem de Questões de Zootecnia
A bovinocultura de leite sofre influência das diferenças regionais, de fatores edafoclimáticos, da maior ou menor tradição na atividade leiteira e das peculiaridades dos mercados locais. Entretanto, a produtividade leiteira aumentou a uma taxa de 2,6% ao ano, no período de 1976 até 2000, graças à melhoria da tecnologia empregada. Em face desse contexto e considerando as tecnologias absorvidas pela bovinocultura de leite, julgue os itens subseqüentes.
O sistema intensivo para produção de leite, como o confinamento total das vacas, permite atingir elevados índices de produtividade e de produção, além de proporcionar a redução dos custos de produção, principalmente com a alimentação.
O manejo alimentar deve levar em consideração o potencial genético da vaca. Para animais com capacidade produtiva de até 4.500 kg de leite/lactação, a suplementação com concentrado tem-se mostrado antieconômica no Brasil.
Para manter a atividade ruminal normal de uma vaca de alta produção, a dieta contendo volumoso e concentrado, fornecida como mistura total, deve conter o mínimo de 25% de fibra em detergente neutro (FDN) na matéria seca, sendo que 50% do total de FDN deve ser proveniente de volumoso.
Para se obter a máxima eficiência da proteína dietética, deve-se fornecer fontes de proteína degradável no rúmen, para máxima síntese de proteína microbiana, e de proteína de elevada digestibilidade, não degradável no rúmen, para fornecer aminoácidos suficientes ao atendimento da exigência dos animais.
O uso de aminoácidos para balancear a dieta proporciona menor quantidade de proteína não degradável no rúmen. Em vacas de alta produção, os aminoácidos lisina e metionina são limitantes.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}