Listagem de Questões de Zootecnia
A área de pastagem cultivada nos cerrados cresceu cerca de 25% nos últimos anos, mas há uma tendência de estabilização dessa expansão. Fatores como obrigatoriedade em manter áreas de proteção com vegetação natural, leis e exigências ambientais mais rigorosas, principalmente para novas áreas, explicam essa estabilização. Nesse cenário, para viabilizar a produção em sistemas de produção de bovinos de corte a pasto é necessário buscar alta produtividade. No que se refere a esse objetivo, julgue os itens a seguir.
Durante os meses de maio, junho e julho, as principais espécies forrageiras utilizadas na região dos cerrados apresentam, de forma ininterrupta, paralisação no crescimento em função da baixa temperatura média diária.
Excessiva lotação animal, sem considerar a capacidade de suporte, e a falta de adubação de manutenção para repor os nutrientes provocam a degradação da pastagem, resultando em queda de produtividade.
A pastagem degradada apresenta redução na capacidade de suporte, e o crescimento da forragem durante o período de descanso ou a vedação da pastagem não é suficiente para garantir a lotação observada no passado.
Na região do Distrito Federal e entorno, observa-se a estacionalidade da produção de forragens ao longo do ano, dificultando a sustentabilidade de um sistema de produção, pois há diminuição da produtividade da pastagem entre os meses de novembro e abril.
A integração da lavoura com a pecuária pode ser utilizada para recuperar pastagens que apresentam as primeiras características de degradação. Em estágios mais avançados de degradação, é necessário implantar medidas de conservação e correção da acidez e fertilidade do solo para obter retorno econômico com a implantação da lavoura.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}