Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS)

O tabagismo é a principal causa isolada evitável de câncer. Além de câncer do pulmão, o tabagismo é também fator de risco para câncer de laringe, pâncreas, fígado, bexiga, rim, leucemia mielóide e, associado ao consumo de álcool, de câncer da cavidade oral e esôfago.

Ao contrário dos riscos, que, nos estudos epidemiológicos, se referem aos agrupamentos de indivíduos, a vulnerabilidade sócio-ambiental é um importante conceito sintetizador aplicado a níveis de maior organização: os grupos sociais e seus contextos sócio-ambientais. E a redução da vulnerabilidade, ou aumento da resiliência, pressupõe maior capacidade de organização e mobilização para a utilização dos recursos disponíveis e o incremento dos graus de informação dos sistemas, viabilizando projeções e análises de cenários futuros.

Desde a década de 1960 já se defendia que o cuidado em saúde explicava apenas parte da redução da mortalidade das populações e não justificava completamente, por exemplo, o enorme declínio da mortalidade da tuberculose ao longo de um século (de 1848 a 1954). Esse declínio seria decorrente mais da melhoria das condições de vida do que da introdução dos antibióticos e da imunização, uma vez que esses últimos eventos ocorreram posteriores à redução observada da doença.

O modelo da Transição Epidemiológica proposto por Onran pressupunha o desenvolvimento socioeconômico como um processo histórico linear que procurou sempre relacionar a permanência de determinados problemas de saúde, como as doenças transmissíveis, com o insuficiente desenvolvimento econômico e social e que se realizaria do mesmo modo em todas as formações sócio-espaciais, embora com início e velocidade distintos. No campo da saúde, acreditava-se que a modernização implicava etapas lineares e precisas que levariam o ser humano a um mundo, em um primeiro momento, livre das doenças infecciosas e, mais tarde, talvez até livre das doenças em geral.

Ainda com base no texto apresentado, julgue os itens de 56 a 61.

A epidemiologia, enquanto ciência prática, deve limitar-se ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde atuais ou passadas, ou seja, deve dedicar-se ao estudo da situação sanitária presente e evitar tornar-se prospectiva, o que a afastaria de seus fundamentos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis