Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS

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Não podemos aceitar que um médico responda apenas ao sofrimento manifesto do paciente. A atitude esperada é que o médico, em um encontro com o paciente motivado por algum sofrimento, aproveite para apreciar fatores de risco de outras doenças que não as envolvidas no sofrimento concreto daquele paciente, e(ou) investigue a presença de doenças que ainda não se expressaram em sofrimento. Mattos, 2001. Apud V. S. Alves Mattos. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto acima.

Entre os diversos espaços dos serviços de saúde, a atenção básica mostra-se como um contexto privilegiado para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde, principalmente pela maior proximidade com a população e a ênfase nas ações curativas e reabilitadoras.

Não podemos aceitar que um médico responda apenas ao sofrimento manifesto do paciente. A atitude esperada é que o médico, em um encontro com o paciente motivado por algum sofrimento, aproveite para apreciar fatores de risco de outras doenças que não as envolvidas no sofrimento concreto daquele paciente, e(ou) investigue a presença de doenças que ainda não se expressaram em sofrimento. Mattos, 2001. Apud V. S. Alves Mattos. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto acima.

A educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e promoção da saúde, intermediado pelos profissionais da saúde. Por meio da compreensão dos condicionantes do processo saúdedoença os profissionais da saúde podem oferecer subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas pela população, de maneira dialógica.

Não podemos aceitar que um médico responda apenas ao sofrimento manifesto do paciente. A atitude esperada é que o médico, em um encontro com o paciente motivado por algum sofrimento, aproveite para apreciar fatores de risco de outras doenças que não as envolvidas no sofrimento concreto daquele paciente, e(ou) investigue a presença de doenças que ainda não se expressaram em sofrimento. Mattos, 2001. Apud V. S. Alves Mattos. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto acima.

O princípio da integralidade é expresso pelas equipes de saúde da família, quando realizam a educação para a saúde no âmbito do PSF, tanto em espaços convencionais, como em espaços informais, como a consulta médica na residência das famílias por ocasião da visita domiciliar.

Julgue os itens a seguir, relativos à educação em saúde.

O modelo sanitarista, por organizar suas atividades especialmente na forma de campanhas dirigidas a problemas específicos, como tuberculose e dengue, e, ao atuar de forma paternalista, desresponsabiliza a população pela busca de sua própria saúde.

Julgue os itens a seguir, relativos à educação em saúde.

As práticas educativas em saúde podem ser formais, como a realização de palestras e distribuições de folhetos, e informais, nas ações cotidianas desenvolvidas nos serviços de saúde.

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