Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2008

Ainda considerando as informações apresentadas relativas ao satélite Atlantic Bird™ 1, julgue o item a seguir.

Considere que, em determinado ponto de recepção dentro da área de cobertura de downlink do satélite descrito, a potência recebida na entrada de um sistema receptor ali instalado seja igual a -105 dBm, sendo a temperatura equivalente de ruído da antena desse receptor, nas condições de operação, igual a 55 K. Considere, ainda, que o diagrama de blocos desse sistema receptor, que opera com temperatura ambiente de 300 K, seja o ilustrado a seguir, em que foram informados ganhos e temperaturas efetivas de ruído dos seus diferentes componentes. Nessa situação, sabendo-se que o satélite Atlantic Bird%u2122 1 é do tipo bent pipe e que a relação entre a potência da portadora modulada e a potência do ruído no uplink do sistema via satélite é igual a 15 dB, é correto concluir que esse sistema receptor opera com probabilidade de erro de bit inferior a 10 %u20136 , caso a técnica de modulação DPSK seja empregada para o transporte de informação à taxa de 2 Mbps.

Figuras para os itens de 100 a 106

 

O Atlantic Bird™ 1, cujo diagrama de blocos está ilustrado na figura I, é um satélite geoestacionário do tipo bent pipe cujo ponto subsatélite está localizado em 12,5° Oeste. Esse satélite, que foi lançado em agosto de 2002 e possui, atualmente, 19 transponders ativos, foi projetado, primariamente, para que serviços de telecomunicações entre a Europa e as Américas do Sul e do Norte fossem providos. Entre as flexibilidades oferecidas por esse satélite, encontra-se a que permite que um sinal recebido de uma região de cobertura no uplink possa ser simultaneamente transmitido para todas as regiões de cobertura no downlink; sinais podem ser recebidos de uma região e ser transmitidos para as outras duas regiões de cobertura do satélite. A figura II apresenta informações complementares acerca do satélite Atlantic Bird™ 1, extraídas do sítio www.eutelsat.com. A figura III ilustra o desempenho da probabilidade de erro de bit como função da razão entre a energia de bit E b e a densidade espectral SSB do ruído AWGN N 0 para diferentes técnicas de modulação que podem ser empregadas em sistemas via satélite que utilizam o referido satélite da Eutelsat.

 A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.

Considere que determinada prestadora de serviços de telecomunicações deva executar serviço de telecomunicações via satélite regulado pela Lei Geral de Telecomunicações (Lei n.º 9.472/1997 – LGT) e, para isso, tenha verificado que, tanto o satélite Atlantic Bird™ 1 quanto outros satélites denominados satélites brasileiros propiciam condições equivalentes para a aludida execução. Nessa situação hipotética, sabendo-se que o satélite da Eutelsat descrito não constitui satélite brasileiro, por lei, deverá ser dada preferência ao emprego de satélites brasileiros para a execução do referido serviço de telecomunicações.

A figura acima ilustra elementos da arquitetura de uma rede GSM com recursos GPRS, em que a nomenclatura utilizada segue o estabelecido no 3GPP (3rd Generation Partnership Project). Considerando essa arquitetura, julgue os itens seguintes, relativos ao planejamento e à otimização de redes GSM/GPRS.

Entre os elementos apresentados na arquitetura ilustrada que não se encontram em uma rede GSM sem recursos GPRS, elementos estes de fundamental importância para que seja possível que em uma rede GSM/GPRS trafegue informação na forma de pacotes de dados, destacam-se os elementos SGSN e GGSN, apesar de haver elementos indicados na figura que, para a integração à rede GPRS, sofreram alterações tanto em hardware quanto em software.

Com relação a sistemas de comunicações ópticas, julgue os itens de 102 a 106. A dispersão material caracteriza o material usado na fabricação da fibra óptica, quanto à velocidade de propagação da onda transmitida em função do comprimento de onda. A unidade de dispersão material é ps·nm!1·km!1, que tem o seguinte significado: em um comprimento de fibra de 1 km e para uma largura espectral da fonte de 1 nm, ocorre uma variação de velocidade tal que, nesse comprimento, se verifica determinado atraso expresso em ps.

Com relação a sistemas de comunicações ópticas, julgue os itens de 102 a 106.

Considere a seguinte situação hipotética.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis