Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2008

 

A figura acima apresenta características de um satélite geoestacionário. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.

Por ser geoestacionário, esse satélite deve estar equipado com o que se denomina motor de apogeu.

 

A figura acima apresenta características de um satélite geoestacionário. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.

As informações apresentadas são suficientes para se concluir que a potência de entrada do sistema receptor do satélite que leva os seus transponders à saturação é –88,5 dBW e –86,5 dBW, respectivamente, para enlaces em banda C e em banda Ku que operem com G/T típico para estações localizadas na região Sudeste brasileira.

Sistemas via satélite geoestacionário vêm sendo empregados no estabelecimento de redes de telefonia fixa para interconectar usuários tanto residenciais quanto empresariais, espalhados em vastas regiões do globo. Essas redes via satélite permitem conectar usuários a sistemas de telefonia fixa comutada (STFC), garantindo flexibilidade e uma relação custo-benefício atraente, principalmente em países em desenvolvimento ou que possuem grandes áreas a serem atendidas, como no caso do Brasil. A figura acima ilustra uma rede que usa tecnologia VSAT (very small aperture terminals) e os seus principais elementos, que são utilizados no estabelecimento e na conexão de redes de telefonia fixa via satélite geoestacionário.

Considerando as informações apresentadas e que a rede VSAT mostrada utilize apenas um transponder de satélite, julgue os itens seguintes.

Caso a rede ilustrada seja utilizada para a transmissão de sinais de voz na forma de um sistema VoIP (voice over IP), é correto concluir que essa rede deve operar com garantia de latência inferior a 100 ms e ser capaz de prover transmissão a taxas em bps fixas, permitindo que os algoritmos de transmissão típicos de sistemas VoIP se ajustem ao sistema via satélite.

Em um sistema via satélite geoestacionário, da relação PR apresentada, apenas LA varia com o tempo, de forma instantânea, se esse sistema for do tipo bent-pipe. Essa variação de LA deve-se a alterações das condições atmosféricas no enlace em decorrência, por exemplo, de chuva e de neblina.

Cintilações correspondem a variações no nível de potência recebida PR e podem causar desvanecimentos tanto de pequena quanto de grande escalas em enlaces via satélite geoestacionário. Fenômenos tanto na ionosfera quanto na troposfera podem causar as referidas cintilações, sendo aquelas provocadas na ionosfera mais rápidas que as provocadas na troposfera.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis