Questões de Serviço Social da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da CPCON

Dentre os princípios norteadores da realização do estágio em Serviço Social está a indissociabilidade entre o estágio e a supervisão acadêmica e de campo. Esse princípio está elucidado em qual alternativa?

Sobre os fundamentos sócio-históricos da ética, é CORRETO afirmar que:

Acerca dos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, analise as proposições a seguir:


I- Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - dependência, sujeição e relativa expansão dos sujeitos sociais.

II- Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito a diversidade, a participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças.

III- Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.

IV- Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure aos que necessitarem o acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

V- Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.


Constitui princípio fundamental do citado Código de Ética o que se afirma apenas em:

A partir da década de 1990 no Brasil, a defesa de um padrão universalista e redistributivo de proteção social foi fortemente tensionado, apresentado-se uma tendência geral de restrição e redução de direitos. Nesse contexto, o ideário neoliberal passa a apresentar um trinômio articulado para as políticas sociais. Este trinômio se configura da seguinte forma:

Acerca das competências do Assistente Social previstas na Lei Nº 8.662/93, analise a proposições a seguir:


I- Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.

II- Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

III- Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

IV- Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

V- Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.


Constituem competência do Assistente Social o que está descrito em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis