Questões de Serviço Social da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da CPCON

A partir da década de 1990 no Brasil, a defesa de um padrão universalista e redistributivo de proteção social foi fortemente tensionado, apresentado-se uma tendência geral de restrição e redução de direitos. Nesse contexto, o ideário neoliberal passa a apresentar um trinômio articulado para as políticas sociais. Este trinômio se configura da seguinte forma:

Acerca das competências do Assistente Social previstas na Lei Nº 8.662/93, analise a proposições a seguir:


I- Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.

II- Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

III- Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

IV- Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

V- Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.


Constituem competência do Assistente Social o que está descrito em:

Associe as duas colunas, relacionando as 3 dimensões que constituem o Serviço Social à sua respectiva caracterização.


1. Dimensão técnico-operativa.

2. Dimensão teórico-metodológica.

3. Dimensão ético-política.


( ) Capacita as (os) assistentes sociais a operar a passagem das características singulares de uma situação que se manifesta no cotidiano profissional para uma interpretação à luz da universalidade, da teoria e do retorno a elas.

( ) Constitui-se na forma de apresentação do Serviço Social, refletindo no modo como a profissão é conhecida e reconhecida. Com efeito, dessa dimensão, emana a imagem social da profissão e sua autoimagem.

( ) Explicita que toda intervenção profissional é uma ação teleológica que implica uma escolha consciente das alternativas objetivamente dadas e a elaboração de um projeto no qual o profissional lança luzes sobre os fins visados e busca os meios que, ao seu juízo, são os mais adequados, de modo que fica evidente que toda intervenção imbui-se de um conjunto de valores e princípios.

A Lei Nº 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, caracteriza as atribuições privativas. Sobre estas atribuições analise as proposições seguintes:


I- treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários do espaço sócio-ocupacional no qual atue.

II- coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Assistência Social.

III- assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

IV- realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

V- planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.


Constitui atribuição privativa do Serviço Social o que se afirma apenas em:

É direito do (a) Assistente Social manter o sigilo profissional sendo, em regra, vedado revelá-lo. Todavia, conforme o Código de Ética do Serviço Social, é admissível a quebra do sigilo desde que haja situações cuja gravidade possa

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis