Questões de Serviço Social da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da CPCON

No que se refere às relações dos(as) assistentes sociais com as instituições empregadoras e outras, conforme o Código de Ética profissional, constitui-se como direito do(a) profissional: 

É considerada atribuição do(a) supervisor(a) de campo, de acordo com a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social: 

“[...] deve ser garantida na experiência de estágio, evitando a tendência de autonomização da dimensão operativa em detrimento das demais, especialmente quando se trata da vivência no campo ou da supervisão de campo.” Esse trecho, extraído da Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, refere-se a qual dos princípios norteadores da realização do estágio no Serviço Social?

Em face de o racismo ser um fenômeno estrutural e estruturante na sociabilidade capitalista, sendo um demarcador fundamental nas expressões da questão social brasileira, é fundamental que assistentes sociais estejam atentos às formas como ele se manifesta. Uma de suas faces, o racismo religioso, que é frequentemente acionado no Brasil e se apresenta como uma das manifestações da intolerância religiosa, relaciona-se: 

Transexuais e travestis vivenciam os impactos das refrações da questão social transpassados(as) por especificidades, sendo usuários que precisam de um atendimento que, respeitando suas identidades de gênero, esteja qualificado para responder às suas particularidades. Acerca da atuação profissional dos(as) assistentes sociais em relação à população “T”, analise as proposições a seguir:
I- Travestis e transexuais sempre estiveram presentes no cotidiano de atuação, embora pudessem ser, com mais frequência, invisibilizados/as e sobre eles/as possam ter ocorrido tentativas de ajustamento forçado ao binarismo de gênero. II- Apopulação trans está presente nos centros de referência LGBT, espaços únicos nos quais as políticas públicas acerca do gênero e da sexualidade requerem uma atuação qualificada dos(as) assistentes socais para suas demandas. III- É indicado que os profissionais do Serviço Social apoiem o binarismo de gênero, para que possam se contrapor à LGBTfobia. IV- O atendimento às pessoas transexuais e travestis deve sempre incluir políticas culturais, pois esta população é composta por artistas que costumam encenar performances e personagens do outro gênero. V- Aluta pela construção de um “terceiro banheiro” de uso neutro deve ser fortalecida pelos(as) assistentes sociais, visto que esta é uma demanda do Movimento Social LGBTQIAP+.
É CORRETO o que se afirma apenas em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis