Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

O que é estudo social?

  • A.

    São entrevistas individuais e coletivas.

  • B.

    É o objeto do trabalho do assistente social.

  • C.

    É o instrumento utilizado para conhecer e analisar uma situação, vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, sobre a qual o assistente social foi chamado a opinar.

  • D.

    É um laudo social.

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A prática investigativa é uma atividade básica do assistente social, haja vista a sua função de realizar um diagnóstico da realidade e de questionar as ações desenvolvidas. Acerca das características de algumas das modalidades de pesquisa às quais o assistente social pode recorrer, julgue os itens que se seguem.

A pesquisa participante surge como resultado do sucesso da pesquisa tradicional feita dentro dos padrões metodológicos usuais, de feição empirista e positivista.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca das inflexões determinadas pela orientação neoliberal em relação à função de mobilização social desempenhada pelo assistente social, julgue os itens seguintes.

Os conselhos de direitos não são mais espaços onde é possível a concretização dos interesses das classes subalternas por terem se tornado essencialmente garantidores da ordem estatal imposta à sociedade civil.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Nas palavras de Aristóteles, "o ser humano nasce e se humaniza quando se encontra com o outro, adquirindo uma dimensão social e política". Nesse encontro, formam-se grupos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um grupo é um conjunto de pessoas, ligadas entre si pelo tempo e pelo espaço e articuladas por uma mútua representação interna, que se propõem explícita ou implicitamente a realizar uma tarefa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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O ativismo é uma prática mimética e inconseqüente e só a construção da análise pode superar, segundo Vicente de Paula Faleiros (1997), o mimetismo e o ativismo e refletir sobre as conseqüências dessas práticas. Assim, para esse autor, o fundamento da ação tem como condição o:

  • A.

    método.

  • B.

    processo.

  • C.

    aporte técnico.

  • D.

    conhecimento.

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A dificuldade de trabalhar o particular e o complexo no cotidiano é que a razão geral ou a instrumental não podem ser separadas. São processos concretos que não se reduzem a categorias gerais, nem a arranjos de recursos. E a construção do objeto se faz ao mesmo tempo em que a constituição do sujeito. Para Vicente de Paula Faleiros (1997), o fundamento do ser do sujeito e das condições em que atua não coloca a procedência do sujeito, mas da:

  • A.

    relação social.

  • B.

    sujeição social.

  • C.

    identidade social.

  • D.

    intervenção social.

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