Questões de Serviço Social da FEPESE

No que se refere à questão dos fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do Serviço Social brasileiro, é correto afirmar:
  • A. A matriz fenomenológica contribuiu para que os Assistentes Sociais reduzam a perspectiva teórica ao âmbito do verificável, de experimentação e da fragmentação da apreensão da realidade social.
  • B. O Serviço Social teve na matriz positivista a primeira base teórico‐metodológica necessária à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização dos procedimentos interventivos.
  • C. A perspectiva sistêmica contribuiu para a profissão de Serviço Social no que se refere à elaboração de estratégias e aparatos técnico- -operativos, os quais tinham como objetivo a busca da sofisticação das analises e a elaboração dos diagnósticos e planejamento.
  • D. A matriz funcionalista teve como base a metodologia dialógica, a qual contribuiu para o aprimoramento da visão de pessoa que auxiliou o Serviço Social a compreender o sujeito em sua condição singular diante do coletivo.
  • E. A vertente modernizadora contribuiu para os profissionais de Serviço Social à tomada de consciência de sua inserção na sociedade de classes, aproximando de primeira mão com o Marxismo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Aponte a alternativa que apresenta corretamente uma das características da Pesquisa Qualitativa.
  • A. Os pesquisadores procuram analisar os dados colhidos de forma dedutiva.
  • B. A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento-chave.
  • C. A pesquisa qualitativa é puramente explicativa pois objetiva captar a aparência do fenômeno social.
  • D. Os pesquisadores que trabalham na linha qualitativa estão preocupados simplesmente com os resultados do produto.
  • E. A pesquisa qualitativa segue uma sequência rígida das etapas planejadas para o desenvolvimento da pesquisa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas (José Paulo Netto/1999).

Sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social, é correto afirmar:

  • A. Os projetos profissionais são construídos por uma categoria profissional constituída apenas pelos profissionais que estão efetivamente na prática.
  • B. Os projetos profissionais são estruturas rígidas, respondendo às alterações no sistema de necessidades sociais sobre o qual a profissão opera.
  • C. Para que um projeto profissional se fortaleça na sociedade, é necessário que ele tenha em sua base um corpo profissional fortemente organizado.
  • D. O projeto ético-político do Serviço Social adota princípios e valores exclusivos, a saber: reconhecimento da liberdade, reconhecimento da autonomia e plena conquista dos direitos sociais.
  • E. O projeto profissional do Serviço Social implica um compromisso profissional com a competência embasada no aperfeiçoamento exclusivamente teórico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Iamamoto (2000) afirma que um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. Assim sendo, é correto afirmar:
  • A. O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas.
  • B. O exercício da profissão exige apenas do Assistente Social competência para negociar com a instituição os seus projetos, bem como para defender o seu campo de trabalho.
  • C. O Serviço Social tem na ação social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Ação social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista.
  • D. Cabe aos assistentes sociais buscar qualificação para acompanhar e explicar as especificidades da questão social meramente em nível nacional, diante das estratégias de descentralização das políticas públicas.
  • E. O grande desafio para a profissão de Serviço Social é fazer a passagem entre a bagagem teórica acumulada, dando uma atenção maior para os instrumentos técnico-operativos
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A Interdisciplinaridade permite lançar um olhar sobre a realidade de forma a contribuir para que possamos entender melhor a relação entre seu todo e as partes que a constituem. O conceito vem sendo discutido nos diferentes âmbitos científicos. É no campo das ciências humanas e sociais que a interdisciplinaridade aparece com maior força. Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
  • A. A interdisciplinaridade será articuladora do processo de ensinar e de aprender uma vez que produz como atitude, especificamente do modo de pensar e da organização dos métodos de ensinar.
  • B. Na área conceitual a interdisciplinaridade terá sempre a característica reativa e alternativa à abordagem disciplinar heterogênea dos diversos objetos de estudo.
  • C. A interdisciplinaridade prevê agrupar a unidade humana. Assim sendo, recupera a ideia exclusiva da formação do homem total e dos agentes das mudanças do mundo.
  • D. A interdisciplinaridade é compreendida como uma condição fundamental do ensino e da pesquisa na sociedade moderna.
  • E. A interdisciplinaridade está situada em um contexto onde se cogita a possibilidade de superar a fragmentação das ciências e onde se expressa a resistência sobre um saber parcelado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Segundo Patriota (org/2013), a pesquisa, na prática do assistente social, pode auxiliá-lo a desenvolver uma atuação mais consistente, pois o instrumentaliza a refletir criticamente sobre o processo histórico em que está inserido. Dessa forma, é correto afirmar que:
  • A. Um dos motivos da dificuldade de compreender que a pesquisa é parte intrínseca do exercício da profissão tem a ver exclusivamente com a atual revalorização do enfoque subjetivo no enfrentamento das necessidades sociais.
  • B. A fenomenologia é único paradigma adotado pelo Serviço Social brasileiro, capaz de habilitar o pesquisador a descobrir as condições ideologicamente encobertas da atual barbárie social e a reconstruir teoricamente contrpontos aos mitos positivistas e pós-modernos ainda em voga.
  • C. A produção de conhecimento proporciona aos assistentes sociais um aparato teórico- -metodológico que dá sustentação à sua prática profissional, pois permite ter como referência suas experiências sociais adquiridas durante sua atuação junto aos usuários.
  • D. A investigação é uma atividade antagônica à intervenção e a prática corresponde a uma ação mecânica e intuitiva. Como forma de ação pensada, impõe fronteiras entre atividade material e intelectual e representa um conjunto de atividades, inclusive a teórica.
  • E. Os assistentes sociais vêm assumindo certa maturidade no domínio da elaboração teórica de forma solitária, não realizando interlocução com outras áreas de conhecimento mais consolidadas, o que constitui um caminho promissor para o adensamento teórico do Serviço Social.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O Serviço Social é uma profissão dentro da divisão sóciotécnica do trabalho, a qual tem como propósito compreender a realidade socialmente contextualizada, produzir conhecimento sobre essa realidade, bem como elaborar estratégias de como intervir para transformá-la.

Nesse sentido, é correto afirmar:

  • A. O Serviço Social é uma profissão da área de Ciências Humanas a qual elabora sua ação a partir do reconhecimento das condições socioeconômicas existentes nas diversas facetas da questão social.
  • B. No Brasil, a questão social pode ser considerada um problema de igualdade uma vez que a concentração de renda evidencia as desigualdades econômicas nas classes sociais.
  • C. Ao desenvolver seu processo de trabalho, o Assistente Social prevê a efetivação e consolidação das políticas sociais e a transformação da questão social existente no cotidiano dos diversos espaços ocupacionais.
  • D. É importante entender a questão social em uma dimensão particular, a qual surge do contexto de uma sociedade dividida em classes, que trazem no seu meio somente a produção das suas desigualdades.
  • E. O processo de trabalho no Serviço Social trata o ser humano de forma fragmentada de seu contexto, para poder reconhecer a importância e a influência das dimensões indivisíveis da pessoa humana.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Trindade (2001, p.66) afirma que falar do instrumental técnico-operativo demanda considerar a articulação entre instrumentos e técnicas, pois ambos expressam a conexão entre o elemento ontológico do processo de trabalho (os instrumentos) e seus desdobramentos – qualitativamente diferenciados – ocorrido ao longo do desenvolvimento das forças produtivas (as técnicas).

Sendo assim, é correto afirmar:

  • A. Os instrumentos e as técnicas pertencem ao campo da operacionalização da ação profissional, constituindo-se como parte do instrumental técnico-operativo.
  • B. O instrumental técnico-operativo possui um caráter histórico influenciado pelas orientações das organizações de trabalho.
  • C. A dimensão técnico-operativa envolve um conjunto de estratégias e técnicas instrumentalizadoras da ação que expressam unicamente um método.
  • D. A dimensão técnico-operativa contém apenas a existência de objetivos e a existência de condições subjetivas para a efetivação da finalidade.
  • E. O instrumento técnico-operativo não pode ser considerado de forma autônoma, uma vez que carrega em si diversas dimensões teóricas e metodológicas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Sobre as ações, procedimentos e instrumentos de trabalho dos assistentes sociais, é correto afirmar:
  • A. Os instrumentos técnicos-operativos utilizados pelos Assistentes Sociais realizam a mediação entre as ações, porém não estão presentes na execução das habilidades.
  • B. Os instrumentos técnico-operativos para a profissão de Serviço Social são considerados como um arsenal de ferramentas e técnicas aplicadas de forma padronizada.
  • C. O desenvolvimento de ações e procedimentos profissionais estão fundamentados exclusivamente nas dimensões teóricas e metodológicas da profissão.
  • D. Na obtenção das ações profissionais, os Assistentes Sociais utilizam instrumentos e procedimentos interventivos, materializando a dimensão técnico-operativa.
  • E. As ações somente poderão ser consideradas como profissionais quando estiverem associadas aos conteúdos de todas as áreas humanas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Sobre o sigilo profissional, é correto afirmar:
  • A. Constitui direito do Assistente Social manter o sigilo profissional sobre as demandas oriundas do seu exercício profissional.
  • B. O sigilo protegerá o Assistente Social sobre todas as informações de que tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.
  • C. Ao trabalhar em equipe de trabalho multidisciplinar, o Assistente Social poderá prestar informações dentro dos limites do estritamente necessário.
  • D. É proibido ao Assistente Social quebrar o sigilo em qualquer circunstância.
  • E. A revelação das demandas profissionais será realizada dentro do estritamente necessário somente no que se refere ao assunto revelado ao profissional de Serviço Social.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: