Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes:

I. Pelo mecanismo de pressão se força a concessão, mobiliza-se o grupo e se constroem aliados, fomenta-se a luta, dobra-se o adversário e se produz denúncia.

II. Pelo mecanismo de legitimação usa-se o reconhecimento legal, o discurso oficial, as normas vigentes, as lideranças.

III. Pelo mecanismo da competência usa-se o saber, as informações, as técnicas.

IV. Os mecanismos de pressão, de legitimação e da competência são opostos e não precisam ser combinados para serem acionados nas relações políticas do comportamento do serviço social.

V. O assistente social precisa coadjuvar a ação dos dominados, fornecendo alternativas concretas, específicas e eficazes para que a dinâmica do conflito e o encaminhamento de soluções sejam favoráveis aos interesses dos dominados.

Com base no texto anterior, Gentilli considera que a identidade do serviço social e a dimensão política da profissão decorrem de

I. polos de referência com base nas estruturas normativas, legais e jurídicas das instituições e organizações profissionais, além da riqueza de atividades e outras expressões condicionadas pelas contingências das práticas profissionais cotidianas.

II. emoções que não se desgastam, convicções políticas que não se perdem, que se consolidam como produto profissional, que deve ser reproduzido na ação profissional cotidiana.

III. fazer política coletivamente, pois o campo profissional se estabelece de forma diferenciada da esfera privada do assistente social.

IV. concepção de questão social como sinônimo da contradição entre capital e trabalho, entre forças produtivas e relações de produção.

V. referências representacionais da profissão constituídas pela homogeneização de formas discursivas desenvolvidas no mercado de trabalho, a partir da unidade de discursos teóricos e ideológicos.

 

A quantidade de itens certos é igual a

Com base no texto acima, Martinelli considera que os fundamentos históricos do serviço social decorrem de

I. condições peculiares que determinam o seu surgimento como atividade profissional, marcando o serviço social como um fenômeno histórico.

II. condições peculiares que determinam o seu surgimento como atividade profissional, marcando o serviço social como um fenômeno social.

III. condições peculiares que determinam o seu surgimento como atividade profissional, marcando o serviço social como uma criação típica do capitalismo.

IV. uma importante estratégia de controle social para garantir a efetividade e permanência do capitalismo.

V um importante instrumento da burguesia que fetichiza misticamente a atividade profissional como uma prática a serviço da classe trabalhadora.

 

A quantidade de itens certos é:

Os anos do segundo pós-guerra, estendendo-se até meados dos anos 1970, nos países centrais, foram marcados por uma fase de expansão do capitalismo, caracterizada por altas taxas do crescimento econômico, ampliação de empregos e salários e uma forte intervenção do Estado. Este período foi definido como:

Nos anos de 1990 o Brasil adere ao "consenso de Washington", trazendo este, grandes conseqüências para a efetivação das políticas sociais. As orientações doutrinárias e políticas foram encaminhadas por quais organismos internacionais? Assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis