Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da COMPERVE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da COMPERVE

Considere a seguinte situação: hospital de referência no tratamento de doenças infantis, com 1.200 trabalhadores, 185.000 horas homens/trabalhadas e 146 acidentes do trabalho registrados no ano anterior. O Auditor Fiscal do Trabalho, em fiscalização ordinária, solicitou o preenchimento do quadro III da Norma Regulamentadora n° 04 (NR 04) – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT. Dentre os diversos campos a serem preenchidos no referido quadro, têm-se o Índice Relativo/Total de Empregados cujo o valor é

A última fase da higiene ocupacional é o controle dos agentes de riscos para a prevenção do adoecimento dos trabalhadores. Porém, para que esse controle seja eficaz, é necessário utilizar a estratégia de amostragem (EAM) afim de compreender o perfil da exposição dos trabalhadores aos agentes físicos, químicos e biológicos.

Dessa forma, sabe-se que a distribuição de probabilidade que mais frequentemente se ajusta às exposições ocupacionais é uma

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 06) da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), os termômetros deverão estar acomodados num mesmo plano vertical e colocados próximos uns dos outros, sem, no entanto, se tocarem.

Essa exigência da NHO 06 é necessária quando

Conforme resultado de avaliação, o maqueiro que trabalha na emergência do hospital regional esteve exposto a ruído de ocupacional durante toda a sua jornada laboral. Como a jornada laboral do maqueiro é diferente da jornada padrão (08h:00min), foi calculado o nível de exposição normalizado (NEN) para fins de comparação com o limite de exposição, obtendo-se um NEN de 98,00 dB(A). Já no seu primeiro dia de trabalho, o Maqueiro foi devidamente treinado e orientado pelo Técnico de Segurança do Trabalho (TST) para o correto uso do protetor auricular. O TST registrou o fornecimento do protetor, como também exigiu o seu uso durante toda a jornada laboral do maqueiro, atendendo as exigências da Norma Regulamentadora N.º 6. Consultado o sítio eletrônico do Ministério do Trabalho, foi observado que o certificado de aprovação (CA) do protetor auricular está válido e possui a seguinte tabela de atenuação:

Dessa forma, utilizando o prescrito pela Norma ANSI S12.6/1997 – método B, o NEN atenuado do Maqueiro será de

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), a velocidade do ar no ambiente laboral pode interferir no desempenho do medidor de nível de pressão sonora durante a avaliação de ruído.

Para essas situações, a NHO 01 recomenda

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis