Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

A transição epidemiológica no Brasil apresenta características peculiares que impactam diretamente a organização e a oferta de serviços de saúde no país. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

I.O Brasil vivencia um modelo polarizado de transição epidemiológica, caracterizado pela coexistência de altas taxas de morbidade e mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias com crescente prevalência de doenças crônico-degenerativas.
II.A heterogeneidade regional brasileira resulta em diferentes perfis epidemiológicos, exigindo políticas de saúde descentralizadas e adaptadas às realidades locais, como previsto nos princípios organizativos do SUS.
III.O processo de urbanização acelerada no Brasil ampliou o acesso a saneamento básico e habitação adequada de forma homogênea nas grandes cidades, reduzindo significativamente a incidência de doenças relacionadas às condições precárias de vida.

É correto o que se afirma em:

Os grandes problemas de saúde pública da atualidade exigem dos profissionais de vigilância sanitária o entendimento também de outras variáveis que interferem na adequada aplicação das medidas de controle. A complexidade dessas variáveis demanda do Estado uma atuação eficiente, com o emprego de medidas que vão desde o uso adequado e oportuno dos mecanismos de informação e a execução das medidas específicas de prevenção e controle até, nos casos extremos, as medidas de polícia administrativa.
Com relação aos Processos Administrativos Sanitários coloque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Polícia administrativa é a atividade da administração pública, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivíduos mediante ação ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de abstenção a fim de conformarlhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo.
( ) O Auto de Infração, bem como os demais autos e termos (instrumentos) utilizados pelos agentes no exercício da fiscalização sanitária, devem ser aqueles instituídos pela legislação em vigor.
( ) O processo administrativo próprio para apuração das infrações sanitárias inicia-se com a lavratura de auto de infração, observando-se o rito e os prazos estabelecidos nesta Lei e seus regulamentos A observância de todos os requisitos legais para sua confecção é de extrema relevância, tendo em vista que, como peça inaugural do processo administrativo sanitário, vincula todo o procedimento subsequente.
( ) A autoridade sanitária que lavrou o auto de infração jamais poderá atuar também como autoridade julgadora, pois tal conduta tornaria o processo administrativo sanitário nulo.

Assinale a sequência CORRETA: 

Vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação de agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de doença. A administração de imunobiológicos confere imunização ativa ou passiva ao indivíduo. Para que este processo se dê em sua plenitude e com segurança, as atividades de imunização devem ser cercadas de cuidados, adotando-se procedimentos adequados antes, durante e após a administração dos imunobiológicos. As vacinas permitem a prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos.
Em relação a este tema, analise as assertivas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza tem com propósito reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza.

(__)A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Guillain Barré, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose.

(__)Na gestante, a vacina dupla adulto (dT) é administrada visando prevenir o tétano neonatal pela transferência passiva transplacentária de anticorpos da mãe para o feto. Pode ser administrada a partir da comprovação da gravidez, em qualquer período gestacional. Deve-se verificar o período da gestação e a indicação da vacina dTpa, considerando que toda gestante deve receber pelo menos uma dose de dTpa durante a gestação e a cada gestação, após a 20ª (vigésima) semana.

(__)A vacina dT disponibilizada no SUS é segura, com raros eventos adversos graves associados. As manifestações mais frequentes ocorrem no local da aplicação, geralmente, nas primeiras 72h, com resolução espontânea e desprovidos de complicações maiores ou sequelas, não constituindo contraindicações para a administração de doses subsequentes (novas doses) da vacina. Doses de reforço de dT associam-se com febre em 30% dos casos, sendo raramente observadas temperaturas superiores a 39°C. Em geral, 20% das pessoas podem apresentar dor e aumento da sensibilidade no local da vacina e, em 60% deles, pode ocorrer edema e eritrema (vermelhidão da pele).

(__)A vacina penta (DTP/HB/Hib) - vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B (conjugada), é uma composição combinada que previne contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B, doenças graves e que muitas vezes podem ser fatais. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, oferta a vacina penta na rotina do Calendário Nacional de Vacinação, em substituição à vacina tetravalente. A vacina penta, disponibilizada no SUS, é importada, adquirida pelo Brasil via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, uma vez que não existe laboratório produtor no país para este imunobiológico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A educação em saúde é um pilar fundamental para a promoção de práticas preventivas e o fortalecimento da autonomia comunitária. Freire (2001) defende que “o processo educativo deve ser crítico, dialógico e capaz de transformar as relações entre indivíduos e suas realidades socioambientais”. Sobre estratégias de educação em saúde, analise as alternativas:

Indicadores epidemiológicos são instrumentos analíticos que permitem compreender padrões de morbidade, mortalidade e fatores de risco em populações. Segundo Porta (2014), “a escolha do indicador adequado depende do objetivo da análise, da natureza da doença e da disponibilidade de dados robustos”.
Sobre os indicadores epidemiológicos, analise as afirmativas:

I. A prevalência é uma medida útil para descrever a carga de doenças crônicas em populações, mas não deve ser utilizada isoladamente para avaliar o impacto de intervenções preventivas.
II. A incidência cumulativa, como medida de risco, é influenciada pelo período de observação e pela dinâmica populacional, sendo inadequada para condições de baixa letalidade.
III. O ajuste de taxas de mortalidade por idade requer padrões demográficos confiáveis e permite comparações mais robustas entre populações com estruturas etárias heterogêneas.

Qual alternativa está correta?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis