Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que é uma doença que ataca o sistema imune. Sobre as formas de transmissão do vírus, analisar os itens.

I. O compartilhamento de agulhas contaminadas no uso de drogas é uma forma de transmissão do vírus.
II. Embora existam diversas formas de transmissão, todas elas têm em comum o contato com fluidos corporais, como sangue, sêmen, secreções vaginais e fluidos biológicos.
III. Na gestação e no parto, a mãe pode, de maneira vertical, transmitir o vírus para o feto ou bebê, o que não ocorre na amamentação.

Está CORRETO o que se afirma:

A leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro clínico pode variar desde um processo inaparente até formas graves. No Brasil, é uma doença endêmica; torna-se epidêmica em períodos chuvosos, principalmente nas capitais e nas regiões metropolitanas, devido às enchentes associadas à aglomeração populacional de baixa renda, às condições inadequadas de saneamento.
Seu principal transmissor são?

Vigilância Epidemiológica (VE) é processo sistemático e contínuo de coleta, de análise, de interpretação e de disseminação de informação com a finalidade de recomendar e de adotar medidas de prevenção e de controle de problemas de saúde, em síntese, “informação para ação”.


Assinale abaixo o conceito relacionado a Surto:

 A mortalidade infantil é amplamente utilizada como indicador da qualidade de vida e do desempenho dos sistemas de saúde. No entanto, sua interpretação requer compreensão das diferentes variáveis que a influenciam. Sobre esse indicador, assinale a alternativa correta:

São consideradas atividades típicas do Agente de Combate às Endemias, em sua área geográfica de atuação:



I. Desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde;


II. Realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de atenção básica;


III. Identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência, assim como comunicação do fato à autoridade sanitária responsável;


IV. Divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas.



Assinale a alternativa CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis