Questões de Saúde Pública da OBJETIVA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública da OBJETIVA

De acordo com o Decreto nº 9.761/2019 — Política Nacional sobre Drogas, a garantia do caráter intersistêmico, intersetorial, interdisciplinar e transversal do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad) será por meio de articulação com outros sistemas de políticas públicas, como:

I. Sistema Único de Saúde.
II. Sistema Único de Assistência Social.
III. Sistema Único de Segurança Pública.

Está CORRETO o que se afirma:

Em relação à esquistossomose, analisar os itens.

I. O horário no qual as cercárias são vistas em maior quantidade na água e com maior atividade é entre 06 e 08h, quando a luz solar e o calor são menos intensos.
II. É também conhecida como “xistose”, “xistosa” “xistosomose”, “doença dos caramujos”, “barriga d’água” e “doença de Manson-Pirajá da Silva”.
III. As pessoas parasitadas podem continuar eliminando ovos viáveis do S. mansoni em média por cinco anos, podendo chegar até mais de 20 anos.
IV. Entre as condições que favorecem a ocorrência de casos e a instalação de focos de transmissão da doença, destaca-se a grande área geográfica de distribuição dos caramujos hospedeiros intermediários: Biomphalaria glabrata, Biomphalaria straminea e Biomphalaria tenagophila.

Está CORRETO o que se afirma: 

Em relação aos aspectos importantes para atuar nas visitas domiciliares, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Orientar medidas de promoção à saúde, como os cuidados de higiene com o corpo, no preparo dos alimentos, com a água para consumo e com a casa, excluindo o seu entorno.
( ) Orientar a população quanto ao uso correto dos medicamentos e da verificação da validade destes.
( ) Orientar sobre o calendário vacinal, verificar e monitorar os casos de vacina em atraso.

Há, no mês de janeiro, a realização de campanhas com o objetivo de levar conscientização sobre a importância da preservação da saúde mental e emocional, de modo a propiciar uma vida com melhor qualidade à população brasileira. Em relação às ações públicas que incentivam a promoção do desenvolvimento de boas práticas em saúde mental, analisar os itens.

Q45.png (196×200)

I. Promoção de eventos educativos, como palestras voltadas à população, abordando temas importantes como depressão, estresse, ansiedade e seus mecanismos de combate nas unidades de saúde.
II. Utilização de campanhas midiáticas (rádio, internet e TV) para a propagação abrangente de informações sobre a temática com o intuito de alcançar mais visibilidade e aderência.
III. Execução de atividades comunitárias, buscando envolver e engajar a população territorial, por meio da promoção de exercícios de meditação, relaxamento, terapias e rodas de conversa comunitárias para apoio.
IV. Estabelecimento de parcerias e colaboradores, mobilização de instituições de saúde e de profissionais de saúde para o fortalecimento das campanhas em prol da saúde mental.

Está CORRETO o que se afirma:

Com frequência, o Ministério da Saúde lança mão de campanhas midiáticas que incentivam o uso de preservativos pela população sexualmente ativa. O uso da camisinha é altamente recomendável, uma vez que pode prevenir inúmeras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Nesse sentido, qual das doenças abaixo NÃO pode ser prevenida pelo uso do contraceptivo, uma vez que não é considerada uma IST?
Imagem associada para resolução da questão

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis