Listagem de Questões sobre Geral
Acerca do relacionamento com os usuários dos serviços públicos, assinale a opção incorreta.
Não saber se relacionar com os usuários pode causar conflitos difíceis de serem sanados.
Uma atitude de indiferença para com os usuários, muitas vezes, faz com que eles fiquem insatisfeitos com o serviço prestado e também com o próprio órgão público.
Ao lidar com um usuário agressivo, que discute por qualquer motivo, deve-se interrompê-lo e impor respeito.
O servidor público deve agir, na sua relação com os usuários, com cortesia e boa vontade.
No que se refere ao trabalho em equipe — uma forma especial de organização que visa, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma empresa ou instituição —, assinale a opção correta.
No trabalho em equipe, ocorre valorização de cada indivíduo, permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, reconhecendo que a coordenação e a especialização do líder são determinantes nas relações humanas, pois motivam o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.
O trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, reconhecimento e sentimento de importância. Isso faz que o líder trabalhe mais facilmente para alcançar os objetivos do trabalho, o qual depende, exclusivamente, da satisfação psicológica do indivíduo e das relações humanas.
Um conjunto de pessoas trabalhando em equipe com coesão revela características que passam despercebidas individualmente, como criatividade, participação, visão de futuro, questionamento de posições e colocações e senso crítico. Tudo isso contribui para a motivação do trabalhador.
A necessidade de desenvolvimento do trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância para a evolução do líder, como a definição de prioridades, o ajuste de metas, otimismo e o estar aberto a mudanças. Todas essas qualidades significam sucesso nas relações pessoais e propiciam a realização de tarefas conjuntas.
Em relação ao trabalho em equipe, assinale a opção incorreta.
O trabalho em equipe ocorre quando duas ou mais pessoas simplesmente trabalham em conjunto.
O trabalho em equipe está relacionado com uma distribuição inteligente de tarefas.
O termo trabalho em equipe implica a realização de tarefas bem definidas.
O termo trabalho em equipe refere-se à realização de um trabalho em fases, dentro de um procedimento completo.
Julgue os itens abaixo, que tratam de relações humanas.
I Um dos comportamentos que caracterizam falhas nas relações humanas é falar mais do que ouvir, sem dar ao outro muita oportunidade de se expressar.
II Falar mal de pessoas ausentes é hábito normal que não afeta o relacionamento no local de trabalho.
III As diferenças entre as pessoas, no modo de agir e de pensar, somente dificultam as relações.
IV As relações interpessoais, ou seja, a maneira como as pessoas se relacionam, afetam a satisfação dessas pessoas consigo mesmas e com o trabalho.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Mário, funcionário de uma repartição pública, tem dificuldades para explicar a um cliente inquieto que não é ele quem faz as leis do país ou as normas da repartição, que não dispõe da informação desejada, ou, ainda, que não sabe porque o seu sistema de computador não lhe dá acesso à função buscada pelo cliente. A situação de Mário é extremamente incômoda, pois os valores organizacionais do tipo "o cliente sempre tem razão" ou "o funcionário é a imagem da empresa" não deixam impune qualquer tentativa de desabafo. As relações sociais de tensão e de conflito com o público transformam Mário em uma espécie de "pára-raios afetivo", destinado a captar as descargas emocionais do cliente.
Considerando que as habilidades sociais de trabalho necessárias a Mário referem-se a saber resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos, na situação acima apresentada, Mário deve
escolher uma alternativa para a tomada de decisão diante de um eventual descontrole emocional do cliente.
denominar e definir o problema, considerando tratar-se de um descontrole emocional do cliente.
fazer um levantamento de alternativas para tratar o descontrole emocional do cliente.
fazer uma avaliação de cada alternativa para defender-se do descontrole emocional do cliente.
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