Listagem de Questões sobre Geral
Distinguir pensamentos, emoções e reações é um instrumento importante para avaliar a inteligência pessoal de um indivíduo e permitir que ele tenha uma consciência desenvolvida e eficaz de si mesmo.
Considerando os pensamentos como processos cognitivos, as emoções como resultados psicológicos e as reações como respostas físicas, analise o seguinte fato.
Você acaba de assumir um novo trabalho e um de seus colegas está querendo deixá-lo mal perante o chefe. O que você faria?
1. Se sentiria muito incomodado pela atitude de seu colega.
2. Procuraria o chefe para uma conversa em particular.
3. Se questionaria se representa uma ameaça para ele.
As opções de respostas, 1, 2 e 3, são respectivamente caracterizadas como
pensamento, emoção e reação.
pensamento, reação e emoção.
emoção, pensamento e reação.
emoção, reação e pensamento.
reação, pensamento e emoção.
Em seu livro Primal Leadership: Realizing the Power of Emotional Intelligence (2001), Daniel Goleman destaca quatro tipos de lideranças positivas: visionária, formativa, afetiva e democrática.
- os líderes visionários são aqueles cujas instruções são claras, se assegurando que todos os seus subordinados progridam visando os objetivos empresariais, mas dando liberdade para que decidam livremente como chegar a eles;
- os líderes formativos procuram relacionar o interesse dos subordinados aos objetivos da empresa;
- os líderes afetivos procuram desenvolver equipes unidas e motivadas, fomentando um relacionamento são e amistoso, quase que superando os objetivos empresariais;
- os líderes democráticos obtêm o respaldo e o compromisso político porque fomentam a participação. Empregam trabalhos em grupo, a negociação e a empatia, de modo que seus subordinados se sintam valorizados.
Com base nas informações dadas, analise as afirmações seguintes:
I. Se os subordinados estão satisfeitos e sentem que têm o respaldo de seu chefe, os objetivos são atingidos.
II. Nenhum indivíduo por si só tem todas as respostas; com freqüência recorro à minha equipe para que me dêem idéias.
III. Acho que saber escutar é tão importante quanto ser um bom comunicador.
Das três afirmações, a figura do líder democrático está caracterizada APENAS em
II.
III.
I e II.
I e III.
II e III.
A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O conflito, no contexto apresentado, é influenciado pela diferenciação estrutural, ou seja, a verticalização criada pelos níveis hierárquicos, que originou problemas de integração em que os empregados não aceitaram as diferenciações nos uniformes impostas pelos superiores, vistas pelos operários como fator de desvalorização.
Nesse caso, é preciso colocar em prática a estratégia de colaboração em que cada uma das partes abre mão de alguma coisa de valor, uma vez que a alta administração e os operários em face do conflito estão quase que com o mesmo poder, ocorrendo uma solução temporária para uma questão complexa.
Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.
Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.
A imposição da direção da organização em satisfazer as suas necessidades às custas dos empregados gerou o conflito, apesar de ter servido como solução rápida sobre questões importantes para os acionistas. Nesse caso, manter o conflito pode gerar rupturas, fato que prejudica o desempenho da empresa, porém, afastar-se do conflito ou ocultá-lo, enquanto os ânimos estão exaltados, conserva as relações harmoniosas, e isso significa colocar as necessidades dos outros acima das da organização, o que corresponde à estratégia de resolução de conflitos denominada acomodação.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}