Questões de Química da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química da VUNESP

#Questão 1115549 - Química, Equilíbrio Químico, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Química

A reação de formação do gás amônia (NH3) a partir dos gases hidrogênio (H2) e nitrogênio (N2) se dá em um sistema em equilíbrio com entalpia positiva. O gráfico a seguir representa um sistema fechado contendo esses três gases em três situações distintas, em temperatura constante: 

Imagem associada para resolução da questão


O gráfico é ilustrativo para a explicação, em sala de aula, a respeito da interferência no equilíbrio químico por 

#Questão 1115553 - Química, Substâncias e suas propriedades, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Química

A polaridade da molécula do CH4S e a orientação espacial das ligações químicas ao redor do átomo de enxofre nessa molécula, respectivamente, são 

#Questão 1115539 - Química, Teorias e Práticas para o Ensino de Química, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Química

No artigo “Problematização: possibilidades para o ensino de química.”, os autores apresentam as características gerais de várias propostas metodológicas, como a descrita a seguir.
O problema é proposto pelo professor aos estudantes, que são organizados em grupos para a realização da atividade investigativa.
(Lorraine Mori; Marcia Borin da Cunha. “Problematização: possibilidades para o ensino de química”. In: Química Nova na Escola, São Paulo)

Essa característica geral é concernente à metodologia/ abordagem denominada

A contextualização baseada em fatos históricos é uma estratégia que viabiliza o ensino de tópicos de química com a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
Um exemplo clássico de evento que envolve a indústria química ocorreu no Japão, em 1956, e envolveu contaminação ambiental que causou o mal físico denominado Doença de Minamata, resultando em mortes de dezenas de pessoas.
A Doença de Minamata foi causada por contaminação com uma substância que continha o metal

#Questão 1115544 - Química, Transformações Químicas, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Química

O sulfeto de cobre (II) (CuS, massa molar 95,5 g/mol) é um dos componentes da calcopirita, que é um minério de cobre. Esse sulfeto de cobre (II) reage com gás oxigênio sob aquecimento e forma cobre metálico (Cu massa molar 63,5 g/mol) e dióxido de enxofre (SO2, massa molar 64g/mol), de acordo com a equação de reação a seguir:

CuS (s) + O2 (g) → Cu(s) + SO2 (g)

Em um processo industrial, 100 kg de calcopirita impura foram adicionados a um forno com excesso de gás oxigênio. Ao final do processo, o forno continha 68,0 kg de sólido.

Considerando que as impurezas da calcopirita não reagiram nas condições desse processo e que todo o sulfeto de cobre (II) reagiu, o teor de CuS na calcopirita impura era de aproximadamente

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis