Questões sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Química

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Listagem de Questões sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Química

“A estabilidade das partículas em águas naturais depende do balanço entre as forças eletrostáticas de repulsão e atração, sendo as forças atrativas conhecidas como ________________. Estas forças de interação originam-se da ressonância magnética e eletrônica que ocorre quando duas partículas se aproximam uma da outra. Tal ressonância é causada por elétrons nos átomos, na superfície das partículas, que desenvolvem uma significativa força de atração quando orientados de tal forma que induz campos elétricos e magnéticos sinérgicos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 

Em um estudo de toxicidade, camundongos foram expostos a um pesticida que pretende-se lançar ao mercado, e obteve-se a seguinte tabela onde mostra-se a quantidade ingerida (mg) versus fração de camundongos que morreram.
60.png (297×403) 
A LD50 aproximada é:

Pela definição da EPA (Environmental Protect Agency, dos EUA), uma substância perigosa é: "Uma substância que em razão da sua quantidade, concentração, características físicas, químicas ou infecciosas, pode causar ou contribuir consideravelmente para um aumento na mortalidade (...)".
No quadro A, são encontradas algumas classificações de resíduos, no quadro B são encontradas algumas substâncias químicas consideradas perigosas.
Quadro A 1. Resíduo inflamável 2. Resíduo corrosivo 3. Resíduo Tóxico 4. Resíduo de origens específicas
Quadro B I. H2SO4 II. Hg III. Lodo de tratamento de água residual de produção de coque IV. C2H5OH
Faça uma associação entre os quadros A e B e assinale a alternativa correta.

#Questão 952387 - Química, Teorias e Práticas para o Ensino de Química, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

“Um dos maiores defensores da inclusão de história das ciências e epistemologia no ensino de ciências é Michael Mattews, que advoga a importância tanto do ensino sobre as ciências quanto do ensino de ciências. Na sua perspectiva, ensinar sobre ciências inclui, além dos resultados científicos, a discussão de toda uma dinâmica da atividade científica: descoberta, justificação, divulgação e aceitação do conhecimento científico.”
O texto defende a inclusão de história de ciências no currículo em ação.
As opções a seguir apresentam vantagens para o uso da história das ciências, à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 952391 - Química, Teorias e Práticas para o Ensino de Química, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

“Mas, o que a escola, o livro didático e o professor têm feito? Trabalhado descontextualizadamente somente os níveis representacional e teórico e, principalmente, o nível representacional, incluindo aí os aspectos matemáticos desse nível.”
MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014
Neste texto, Machado critica o uso dos níveis de conhecimento que podem ser usados no ensino de Química.
Para atingir um balanço mais adequado entre os níveis, o professor poderia adotar em sua sala de aula

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