Questões sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Química

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Química

#Questão 1115539 - Química, Teorias e Práticas para o Ensino de Química, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Química

No artigo “Problematização: possibilidades para o ensino de química.”, os autores apresentam as características gerais de várias propostas metodológicas, como a descrita a seguir.
O problema é proposto pelo professor aos estudantes, que são organizados em grupos para a realização da atividade investigativa.
(Lorraine Mori; Marcia Borin da Cunha. “Problematização: possibilidades para o ensino de química”. In: Química Nova na Escola, São Paulo)

Essa característica geral é concernente à metodologia/ abordagem denominada

Avalie os itens sobre a evolução da química e sua contribuição para a biotecnologia:



I. O conceito de alquimia foi um precursor fundamental da química moderna, pois os alquimistas desenvolveram técnicas experimentais de separação e purificação de substâncias.


II. A classificação periódica dos elementos foi essencial para o desenvolvimento de novos materiais, inclusive na biotecnologia, permitindo a criação de biomateriais avançados e fármacos.


III. A química supramolecular, ao estudar interações não-covalentes entre moléculas, trouxe avanços em tecnologias de liberação controlada de medicamentos e materiais inteligentes.



A alternativa correta é: 

“A estabilidade das partículas em águas naturais depende do balanço entre as forças eletrostáticas de repulsão e atração, sendo as forças atrativas conhecidas como ________________. Estas forças de interação originam-se da ressonância magnética e eletrônica que ocorre quando duas partículas se aproximam uma da outra. Tal ressonância é causada por elétrons nos átomos, na superfície das partículas, que desenvolvem uma significativa força de atração quando orientados de tal forma que induz campos elétricos e magnéticos sinérgicos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 

Em um estudo de toxicidade, camundongos foram expostos a um pesticida que pretende-se lançar ao mercado, e obteve-se a seguinte tabela onde mostra-se a quantidade ingerida (mg) versus fração de camundongos que morreram.
60.png (297×403) 
A LD50 aproximada é:

Pela definição da EPA (Environmental Protect Agency, dos EUA), uma substância perigosa é: "Uma substância que em razão da sua quantidade, concentração, características físicas, químicas ou infecciosas, pode causar ou contribuir consideravelmente para um aumento na mortalidade (...)".
No quadro A, são encontradas algumas classificações de resíduos, no quadro B são encontradas algumas substâncias químicas consideradas perigosas.
Quadro A 1. Resíduo inflamável 2. Resíduo corrosivo 3. Resíduo Tóxico 4. Resíduo de origens específicas
Quadro B I. H2SO4 II. Hg III. Lodo de tratamento de água residual de produção de coque IV. C2H5OH
Faça uma associação entre os quadros A e B e assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis