Questões sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Química

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Química

#Questão 952387 - Química, Teorias e Práticas para o Ensino de Química, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

“Um dos maiores defensores da inclusão de história das ciências e epistemologia no ensino de ciências é Michael Mattews, que advoga a importância tanto do ensino sobre as ciências quanto do ensino de ciências. Na sua perspectiva, ensinar sobre ciências inclui, além dos resultados científicos, a discussão de toda uma dinâmica da atividade científica: descoberta, justificação, divulgação e aceitação do conhecimento científico.”
O texto defende a inclusão de história de ciências no currículo em ação.
As opções a seguir apresentam vantagens para o uso da história das ciências, à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 952391 - Química, Teorias e Práticas para o Ensino de Química, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

“Mas, o que a escola, o livro didático e o professor têm feito? Trabalhado descontextualizadamente somente os níveis representacional e teórico e, principalmente, o nível representacional, incluindo aí os aspectos matemáticos desse nível.”
MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014
Neste texto, Machado critica o uso dos níveis de conhecimento que podem ser usados no ensino de Química.
Para atingir um balanço mais adequado entre os níveis, o professor poderia adotar em sua sala de aula

Julgue o item que se segue, relativos à avaliação de aprendizagem aplicada ao conhecimento químico.

Para além da verificação de erros e acertos dos estudantes e, consequentemente, da atribuição de valor à sua apreensão de conhecimento, a avaliação de aprendizagem visa, também e principalmente, identificar aspectos que devam ser melhorados no processo de ensino e aprendizagem.

Julgue o item que se segue, relativos à avaliação de aprendizagem aplicada ao conhecimento químico.
Para os teóricos da avaliação de aprendizagem, avaliação e exame são sinônimos.

Acerca das abordagens metodológicas na construção do conhecimento no ensino de química e dos recursos didáticos voltados a esse ensino, julgue o  item a seguir.
A abordagem construtivista propõe que o aluno participe de forma ativa do seu próprio processo de aprendizado, por meio de pesquisa em grupo, experimentação, desenvolvimento do raciocínio, estímulo à geração de problematizações, formulação de hipóteses e solução de dúvidas. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis