Questões de Química do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química do ano 2025

Os equipamentos e instrumentos de laboratório, incluindo reagentes e vidrarias, são essenciais para a realização de análises e preparo de soluções químicas, exigindo precisão e técnicas específicas para garantir resultados confiáveis e seguros. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.



(__) O balão volumétrico é uma vidraria calibrada para preparar soluções químicas com volumes precisos, sendo ideal para soluções diluídas e com concentração exata.


(__) A bureta é utilizada para medir volumes aproximados de líquidos e, por isso, não é recomendada para titulações que exijam precisão.


(__) A pipeta volumétrica é utilizada exclusivamente para medir volumes de reagentes sólidos distribuídos, sendo convencionais para líquidos.


(__) O preparo de soluções químicas deve levar em conta a solubilidade dos reagentes no solvente, a temperatura e o pH, pois essas condições podem afetar a estabilidade e a eficiência da solução.



A sequência é correta em:

#Questão 1115538 - Química, Transformações Químicas e Energia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Química

Os radiofármacos são substâncias radioativas empregadas em diagnósticos de doenças e em tratamento de tumores. As embalagens dos radiofármacos e os veículos que fazem seus transportes seguem normas de segurança e exibem adesivos e placas contendo o pictograma de risco característico desse produto farmacêutico.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o símbolo desse pictograma.

#Questão 1115539 - Química, Teorias e Práticas para o Ensino de Química, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Química

No artigo “Problematização: possibilidades para o ensino de química.”, os autores apresentam as características gerais de várias propostas metodológicas, como a descrita a seguir.
O problema é proposto pelo professor aos estudantes, que são organizados em grupos para a realização da atividade investigativa.
(Lorraine Mori; Marcia Borin da Cunha. “Problematização: possibilidades para o ensino de química”. In: Química Nova na Escola, São Paulo)

Essa característica geral é concernente à metodologia/ abordagem denominada

A contextualização baseada em fatos históricos é uma estratégia que viabiliza o ensino de tópicos de química com a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
Um exemplo clássico de evento que envolve a indústria química ocorreu no Japão, em 1956, e envolveu contaminação ambiental que causou o mal físico denominado Doença de Minamata, resultando em mortes de dezenas de pessoas.
A Doença de Minamata foi causada por contaminação com uma substância que continha o metal

#Questão 1115541 - Química, Transformações Químicas, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Química

A figura a seguir se refere a uma estratégia didática para o ensino de reações químicas.



Imagem associada para resolução da questão



Essa estratégia pode ser desenvolvida em sala de aula usando-se peças metálicas de clipes de papel e refere-se ao ensino de reações

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis