Questões de Psicologia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da Instituto Consulplan

#Questão 951798 - Psicologia, Saúde Mental, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Psicologia

Para o enfrentamento à violência contra as crianças e adolescentes, é fundamental traçar estratégias pautadas em políticas de saúde, haja vista que elas possuem responsabilidades com esse cenário. Entre essas responsabilidades destaca-se:

#Questão 951799 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Psicologia

Os transtornos neurocognitivos são aqueles que surgem a partir do envelhecimento, especificamente a partir dos 50 anos, embora mais raros nessa faixa etária, e mais prevalentes após os 65 anos. Sobre os transtornos neurocognitivos, assinale afirmativa correta.

#Questão 951800 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Psicologia

A avaliação do paciente e as respectivas funções psíquicas podem se pautar na ordenação das vivências psicopatológicas em ancoragens ou transfundos e em sintomas específicos ou emergentes. Em relação à ancoragem e aos sintomas específicos, assinale a afirmativa correta. 

#Questão 951802 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Psicologia

O caso hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

Joana, 70 anos, dona de casa, ensino fundamental completo, é viúva, possui três filhos, sendo dois homens, João e Pedro, e uma mulher, Juliana. Todos casados e residentes em cidades distintas da que reside a mãe, a pelo menos 40 km. Os filhos a visitam pelo menos uma vez por mês e procuram alternar as datas de modo que Joana não fique por muito tempo sem vê-los. Porém, a visita recente do filho mais velho (João), o fez notar algumas diferenças em Joana. Quando ele a perguntou como tinha sido a semana, ela disse: “fui naquele homem; ele me deu alguns remédios, agora eu vou ter que tomar isso p’ra aquilo. Ele falou que isso vai me ajudar a fazer as coisas, a mexer melhor naquelas coisas. Quando minha irmã (Juliana, a filha) chegar, eu vou falar para ela colocar o lobo na mesa e passar o café p’ra você. E... oh... antes de você ir embora, pega o tapix e deixa seu número de telefone, que eu vou discar p’ra você”. João estranhou as expressões da mãe e recorreu aos irmãos; perguntou se notaram alterações em sua mãe. Juliana relatou que ela (Joana) saiu de casa, afirmando que ia comprar ovos e chegou com sabão, enquanto Pedro disse que ela chamava seu filho (neto de Joana) o tempo todo de José, marido falecido e pai dos filhos de Joana. Os três resolveram acompanhar a mãe ao médico para compreender o que se passava. 


Embora haja pequenas divergências entre os manuais de classificação diagnóstica, a CID geralmente recomenda pelo menos dois domínios comprometidos para o diagnóstico de casos como o de Joana. Considerando isso, o diagnóstico provável é:

#Questão 951803 - Psicologia, Psicanálise, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Psicologia

No texto “Inibições, sintomas e angústia” (1926 /1925) Freud retomou o conceito de defesa inicialmente discutido em 1894 no texto “As neuropsicoses de defesa”. No texto de 1925, diferencia defesa sob perspectiva de método e de técnica. Essa diferenciação permite identificar defesa como método e como técnica, respectivamente, em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis