Questões de Psicologia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da Instituto Consulplan

Segundo Cunha, o psicodiagnóstico é um processo desencadeado quase sempre em vista de um encaminhamento, que tem início numa consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. Considerando o psicodiagnóstico, analise o caso-dedutivo a seguir:

Ana, psicóloga clínica, recebe em seu consultório Maria, genitora de Pedro, que tem quatro anos. Após realizar a entrevista inicial com Maria, aonde a genitora apresentou as demandas do filho para atendimento psicológico, Ana agendou para o próximo encontro o primeiro atendimento com a criança. Ana entendeu inicialmente que o objetivo da avaliação a ser realizada com a criança seria de uma avaliação psicológica clínica de prevenção.

Sobre o processo do psicodiagnóstico e avaliação psicológica clínica de prevenção, é correto afirmar que:

#Questão 1129526 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Psicólogo

Alice chega para entrevista em escuta especializada, após passar por vivências de negligência e violência praticada por sua genitora por um longo período. Ao realizar a escuta da adolescente, o psicólogo perito judicial observou características de perturbação e/ou descontinuidade da integração normal de consciência, memória, identidade, emoção, percepção, representação corporal, controle motor e comportamento. O profissional percebeu ainda que os sintomas estavam perturbando todas as áreas do funcionamento psicológico da adolescente. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os sintomas apresentados pela adolescente no caso anterior estão presentes nos transtornos: 

#Questão 1129527 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Psicólogo

Paulo, 35 anos, foi diagnosticado, aos 29 anos, CID-11 6 A 20 (esquizofrenia), por apresentar sintomas de delírios, alucinações, discurso desorganizado, catatonia e embotamento afetivo. O jovem reside com a genitora e uma irmã, que buscam por ajuda com frequência aos dispositivos de saúde mental; contudo, já passaram por várias tentativas de tratamento sem sucesso. Atualmente, os familiares de Paulo estão em busca de apoio judicial para conseguir sua internação, considerando que a família acredita ser a única solução para Paulo. Diante da legislação atual – Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, o profissional, atuante no contexto judicial, deverá ter conhecimento e orientar a família sobre os seguintes aspectos de internação:

I. A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
II. A internação voluntária é aquela que se dá com o consentimento do usuário.
III. A internação involuntária é aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
IV. A internação compulsória é aquela determinada pela Justiça.


Considerado o caso hipotético e a atual legislação, é correto afirmar que:

O psicólogo judicial atua juntamente com demais profissionais; nesse contexto, ao ser solicitado um relatório multiprofissional, resultante de sua atuação com os demais profissionais de outras áreas, ele deverá recorrer à legislação e seguir as orientações baseando-se na Resolução nº 06/2019, instituída pelo Conselho Federal de Psicologia. De acordo com a normativa citada, é importante que o psicólogo, ao elaborar relatório multiprofissional, fique atento à sua estrutura que deverá ser composta de, EXCETO: 

#Questão 1129529 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Psicólogo

A relação entre psicopatologia e criminalidade é um tema amplamente estudado na psicologia e nas ciências criminais, sob diferentes abordagens teóricas e empíricas. Tendo em vista essa relação, assinale a alternativa que apresenta corretamente um aspecto inerente a ela.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis