Questões de Psicologia da FUNRIO

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As tarefas relativas a um eficiente Psicólogo Organizacional envolvem a análise de trabalho, gerando um longo relatório que inclui uma descrição dos atributos, das características para que o funcionário desenvolva com sucesso um determinado trabalho. Segundo Spector (2005), esta fase do relatório recebe a denominação de

Porter, em 1950, utilizou a técnica do aconselhamento não diretivo, adotando o centro de referência interno de indicação rogeriana, classificado em categoria de respostas. No exemplo, onde a orientanda diz: “Na verdade não sei o que fazer, se devo ou não continuar a ser professora do ensino superior. Não suporto mais esse trabalho que me põe tão nervosa... É verdade que tenho uma posição estável e um salário razoável. Mas é possível que o mais certo seja largar tudo e me dedicar àquilo de que mais gosto. Porém isso significaria começar da estaca zero.” O aconselhamento não diretivo, voltado para a adoção do centro de referência interno, isto é, na contínua tentativa de penetrar no mundo psíquico da orientanda, pode ser encaminhado com a seguinte resposta do orientador: “Sua indecisão é muito compreensível.” Essa resposta utiliza que categoria de aconselhamento?

Para Karasek (2000), o estresse no trabalho é visto como respostas físicas e emocionais prejudiciais que ocorrem quando as exigências do trabalho não estão em equilíbrio com as capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador. Portanto, um dos componentes do processo de estresse no trabalho, entre outros, pode ser ambiental, como no caso de jornadas de trabalho em turno, extensas, de risco e de sobrecarga, conhecida como categoria ambiental de

Dentre as teorias e técnicas de psicoterapias (Fiorini, 1978), a psicoterapia dinâmica breve tem sido a mais adequada para as instituições de grande demanda de atendimentos. Nesse caso, as ações do terapeuta compreendem uma grande diversidade de modelos e de abrangências, como no caso em que se procura dirigir a atenção do paciente para pontos nodais de sua comunicação, tratando-se de

A aprendizagem provoca mudanças relativamente permanentes no comportamento, resultantes da prática e decorrentes das capacidades humanas. No contexto educacional, o resultado da aprendizagem envolve operações cognitivas, psicomotoras e afetivas. O fator que irá demonstrar que um resultado foi adquirido, sendo incorporado pela primeira vez ao padrão de comportamento do aprendiz, segundo Klausmeier (1977), é o seguinte:

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