Questões de Psicologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da FUNDATEC

As Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019) afirmam que: “À Psicologia Escolar e Educacional almejamos um projeto educacional que vise a ___________ práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho do professor e constitua relações escolares ___________, que enfrente os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes; que lute por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos e todas, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e ___________ social”.

Assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A Meta 04 do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005, de 25/2014) trata de universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. No que se refere às estratégias, assinale a alternativa INCORRETA. 

São diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014):

I. Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

II. Menoscabo dos/as profissionais da educação.

III. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

IV. Promoção estritamente tecnológica do País.

Quais estão corretas?

Ainda de acordo com Vygotsky, no livro Psicologia Pedagógica (2003), no que concerne ao desenvolvimento da criança, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O processo de desenvolvimento da criança ocorre de forma dialética, mediante o desenvolvimento de contradições e a passagem de quantidade para a qualidade.

( ) Na primeira infância, a atividade da criança é quase nula, sua conduta é determinada pelas funções essenciais do organismo. As reações infantis nesse período, portanto, se destinam a familiarizar-se com o meio.

( ) A infância tardia, dos 7 aos 14 anos, é marcada pela total complacência ao ambiente. Desse modo, nesse período a criança não entra em conflito com o ambiente devido ao fato de que não há excitabilidade elevada para tal.

( ) A marca da tragédia nunca pode ser apagada dos processos do crescimento e da educação infantis, o ingresso da criança à vida será um processo de dolorosa ruptura e criação, de dilacerações e criações de tecidos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com Vygotsky, no livro Psicologia Pedagógica (2003), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Para o organismo só é real o vínculo que ocorreu com a sua experiência pessoal. Por isso, a experiência pessoal do educando transforma-se na principal base do trabalho pedagógico.

PORQUE

II. A passividade do aluno, bem como o menosprezo por sua experiência pessoal, são, do ponto de vista científico, o método pedagógico mais profícuo e encorajado, assim como a regra de que o “professor é tudo e o aluno é nada”.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis