Questões de Psicologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da FUNDATEC

Winnicott, que não trabalha com a teoria _____________, constrói uma teorização original sobre a ___________, que considera central para a construção da relação com ______________.

Levando em conta os conceitos de Bustamante (2020), assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Qual dos instrumentos psicológicos abaixo NÃO está atualmente validado/favorável ao uso pelo psicólogo pelo Conselho Federal de Psicologia através do SATEPSI? 

Segundo Medeiros et al. (2021), quando a mãe recebe a notícia de que sua criança é portadora de malformação congênita, ela passa por um processo emocional que exibe os sinais clássicos do luto psicológico. Tais sentimentos relacionam-se com a _______________. O impacto provocado pelo diagnóstico leva a um período marcado por __________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019), analise os trechos abaixo:

I. Uma escola, quando organiza seu cotidiano de trabalho, afirma referenciais de normalidade, de certo e errado, de “quem sabe” e de “quem não sabe e deve aprender”, de “como se deve se comportar”. Consolida valores, modos, tempos e marca lugares, classifica e impõe certa ordem ao mesmo tempo que cria o que escapa a esse padrão, o que é avesso, o que é desordem, seguindo preceitos de uma ideologia proposta pelo capital.

II. O desafio é produzir um deslocamento do encargo médico-assistencial que circunscreve as práticas da/o psicóloga/o, lugar que podemos considerar impossível de habitar, uma vez que, sem mover padrões institucionais, não há como mudar relações na formação. A perspectiva, então, é a de deslocar as demandas existentes, ou seja, de trabalhar no sentido da produção de novas demandas, criar novos espaços de discussão e compreensão da realidade que povoa o espaço intraescolar.

III. O que possibilita a/o psicóloga/o estar no cotidiano de uma escola para trabalhar com os educadores não é a quantidade de respostas bem-sucedidas que ela/ele tem para resolver problemas, mas sim o que pode contribuir para manter em exercício redes de atenção à vida, redes que foquem nas potencialidades dos indivíduos, nas ações de acompanhamento do desenvolvimento de cada criança singular e das ações preventivas.

IV. O cotidiano de trabalho envolve certo uso do tempo, o currículo, as relações e histórias que aproximam e distanciam escola e comunidade. A construção de narrativas abre espaço para a produção de conhecimento e aprofundamento teórico-metodológico sobre o que se vive a partir do que se faz.

Quais estão corretos?

Ainda em consonância com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Não se pode compreender a Educação sem inseri-la no contexto das políticas econômicas, das políticas públicas e das políticas sociais.

( ) Se faz necessário demarcar posicionamentos em defesa da não neutralidade da educação e da valorização e autonomia docente.

( ) A escola deve ser considerada como espaço privilegiado para reflexões sobre relações de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia nesses assuntos.

( ) Os profissionais da psicologia não devem se envolver no controle social das políticas públicas de educação como a participação em conselhos municipais e estaduais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis