Questões de Psicologia da CEFETBAHIA

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Novaes, em Psicologia Escolar, fala que o psicólogo, em uma escola, é "muitas vezes percebido como elemento persecutório" e que se constata "ainda uma resistência da própria comunidade escolar" para o trabalho deste profissional. Conclui-se que o psicólogo, em uma escola,

No livro Psicologia educacional, de Ausubel; Novak; Hanesian, temos: "A relação entre ansiedade e aprendizagem é complicada pelo fato de que, embora os indivíduos portadores de alta ansiedade exibam uma motivação mais alta do que a média, isto é, embora tendam originalmente a manifestar um excesso de impulso de engrandecimento do ego (que tende a ser facilitador), e sejam levados necessariamente a realizar (como único meio prático de reduzir a ansiedade), seu alto grau de ansiedade tende também a ter um efeito perturbador sobre a solução do problema novo." Conforme os autores, a relação entre aprendizagem e ansiedade é:

"Moda vai, moda vem, hoje se reconhece também que os cursos técnicos profissionalizantes, embora não dêem grau universitário, permitem ao jovem ser bem remunerado sem precisar passar quatro ou cinco anos se preparando numa faculdade. Nesses cursos aprende-se uma profissão, deixa-se a escola com certa experiência prática e, às vezes, é até possível sair dela já empregado." É o que escreve Gisela M. Pires Castanho em O adolescente e a escolha da profissão. Na visão da autora, é correto afirmar que

Hervé Ramon, no Prólogo do livro A causa dos alunos, escreve: "Um aluno, explica Marguerite Gentzbittel, não é apenas um cérebro e uma média trimestral. É uma roupa e acessórios, é pitoresco e intrigante, é carne e osso, é mentira e solidão, é ausência, preguiça, vida e, às vezes, morte." Tal qual diz o texto, é muito provável o psicólogo na escola ter de lidar com a morte de alunos. Numa ocasião desta, o mais indicado é o psicólogo

A Organização Didática de 2005 do CEFET/RN vai primar pela liberdade, construção e criação. Algumas das idéias que constam no texto desta Organização Didática são: "estimular o pensamento reflexivo"; "educação como um processo de formação na vida e para a vida"; "uma postura pedagógica que pressuponha mudanças de atitude"; "compreensão do conhecimento como inacabado e em permanente (re)construção"; "compreensão do estudante como sujeito construtor e reconstrutor do saber"; "busca do diálogo como fonte de aprendizagem e interação"; "atender a todos que busquem a instituição, independentemente de origem socioeconômoca, convicção política, gênero, orientação sexual, opção religiosa, etnia". Isso mostra a Organização Didática do CEFET/RN como contendo idéias

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